R7 | 6 de fevereiro de 2014 - 14:57 Tecnologia e Ciência

Calor do verão brasileiro surpreende e tem impacto até nas buscas do Google

Altas temperaturas influenciam pesquisas; dados refletem medo de racionamento de água

Aqua Park de Fátima do Sul é uma das atrações durante o forte calor. Foto:Assessoria/Prefeitura

O calor que faz a sensação térmica chegar a 40ºC em várias cidades do Brasil está afetando até mesmo os termos buscados pelos internautas no Google. De acordo com dados do buscador, foi identificada uma tendência crescente por palavras relacionadas ao aumento do clima – o mês de janeiro já é considerado um dos mais quentes dos últimos anos no Estado de São Paulo, por exemplo.

Os dados foram gerados pelo Google Trends - ferramenta da companhia que permite explorar tendências nas pesquisas - e mostram os termos mais populares em um determinado período. O que eles refletem são as buscas dos usuários e seus interesses em um dado momento. Neste caso, devido à alta onda de calor. Em comparação com janeiro do ano passado, por exemplo, as pesquisas por “calor” aumentaram 2.6 vezes.

Calor na rede

Não foi só o calor que ganhou um aumento repentino nas buscas. Segundo o Google, as palavras “ventilador”, “ar condicionado” e “climatizador” pegaram carona no aumento da temperatura e cresceram até três vezes em relação ao volume de buscas feitas no verão de 2013.

Reprodução/GoogleTrends

Termos populares do verão, como “praia” e “piscina” tiveram crescimento de 1.4 e 1.9 vezes, respectivamente. Outra preocupação dos internautas brasileiros também é a possibilidade de racionamento de água. O departamento de comunicação do Google forneceu à reportagem do R7 as seguintes informações.

— Pelo gráfico abaixo você pode perceber que a busca pelo racionamento de água se manteve razoavelmente estável durante o último ano, até que observamos um aumento de nove vezes nas buscas no último mês.