Mídia Max | 4 de fevereiro de 2014 - 17:02 economia

Sistema Elétrico Nacional 'corta' energia em cidades de MS sem explicar motivos

Seis municípios de Mato Grosso do Sul, além de Campo Grande, ficaram sem energia elétrica entre as 13h03 e 14h03 desta terça-feira (4). A interrupção foi causada por um corte do fornecimento determinado pelo Operador Nacional do Sistema do Sistema Elétrico (NOS), órgão ligado à Eletrobrás, companhia estatal que regula o setor no País.

Na área de concessão da Enersul, que opera no Estado, o desligamento representou um corte de 14% do volume distribuído. Diante disso, no período de uma hora, ficaram sem energia elétrica as cidades de Miranda, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Aquidauana e Anastácio.

Em Campo Grande, apenas 3% da área atendida pela empresa sofreu problemas, com concentração nos bairros da região oeste, na Saída para Sidrolândia.

Veja a nota publicada pelo ONS:

Nota à Imprensa (04/02/2014)

Atuação de esquema de emergência reduz efeito de ocorrência no SIN.

Às 14h03, uma perturbação no Sistema Interligado Nacional causou a abertura da interligação em 500 kV entre a Região Norte e as Regiões Sudeste/Sul, entre Colinas e Serra da Mesa, interrompendo o fluxo de 5 mil MW para essas regiões.

Para evitar a propagação do evento, houve atuação do primeiro estágio do Esquema Regional de Alívio de Carga (ERAC), causando o desligamento automático de cargas pré-selecionadas pelos agentes distribuidores locais, visando restabelecer a frequência do sistema.

Às 14h41, a interligação Norte-Sudeste foi religada e a frequência normalizada. Já foi iniciado o processo de recomposição das cargas desligadas. 

Essas informações serão atualizadas tão logo novos dados estejam disponíveis.

Assessoria de Planejamento e Comunicação

Operador Nacional do Sistema Elétrico