Fut Net | 28 de janeiro de 2014 - 13:19 Brasileirão de 2014

Advogado da CBF luta contra o tempo para garantir Brasileirão de 2014

Designado pela Confederação Brasileira de Futebol, o advogado Carlos Miguel Aidar vem travando uma intensa batalha contra o tempo para garantir a realização do Campeonato Brasileiro em 2014. Segundo o jurista e ex-presidente do São Paulo na década de 80, por conta de algumas liminares conquistadas por torcedores de Portuguesa e Flamengo, há o risco de a competição não poder ser disputada neste ano.

"Estamos trabalhando para derrubar as que restam e tentando uma decisão mais abrangente, que invalide as decisões de uma vez só. Queremos evitar essa brincadeira que estão fazendo, que gera uma insegurança muito grande. São pessoas sem compromisso com o futebol. Por enquanto, é cedo para falar algo. A CBF tem até 20 de fevereiro para divulgar o regulamento da competição. Mas depois de lá, realmente pode haver uma complicação nesse sentido", disse o advogado ao Lancenet nesta terça.

O imbróglio teve início no final do ano passado, quando, pelas respectivas escalações irregulares de Héverton e André Santos, a Portuguesa e o Flamengo foram punidos pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva com a perda de quatro pontos. Com essa medida, a Lusa foi rebaixada para a Série B, livrando o Fluminense, que havia caído dentro de campo. Após essa decisão, torcedores das duas equipes buscaram, na justiça, a reversão dessas penas, baseando-se no Estatuto do Torcedor.

Paralelo a isso, o Ministério Público de São Paulo vem realizando um intenso processo de investigação e, na segunda, levantou a hipótese de que a Portuguesa, ao contrário do que a agremiação vinha dizendo, sabia da punição de Héverton antes do jogo contra o Grêmio e escalou o jogador de forma proposital para se beneficiar financeiramente.