Lucimara Luca / Assessoria | 21 de janeiro de 2014 - 10:42 FÁTIMA DO SUL - contra a dengue

Prefeitura de Fátima do Sul divulga balanço de 2013 sobre a dengue

A Prefeitura de Fátima do Sul não mediu esforços para combater a dengue. Durante o ano de 2013, foram realizados diversos trabalhos educativos de mobilização junto à sociedade, entre eles, palestras e mutirão da limpeza, que teve por objetivo orientar e mobilizar a população no combate a dengue.

Também foi realizado pelos agentes de endemias, visitas as residências com foco na prevenção e combate a dengue. De acordo com a secretaria de Saúde foram vistoriados 40.953 imóveis de Fátima do Sul e 1.190 visitas em pontos estratégicos como cemitério, borracharias, ferros velhos, do município e distrito de Culturama. O índice de infestação ficou em 0,60% em atividade de LI (levantamento de índice e tratamento), que é o trabalho normal, realizado a cada 60 dias pelo agente e, 3,66% no PE (ponto estratégico), que é visitado quinzenalmente. A OMS (Organização Mundial de Saúde) preconiza que o índice de infestação do Aedes Aegypti em período chuvoso não ultrapasse 1%.


 

Em Fátima do Sul, os depósitos que mais predominaram com Aedes Aegypti foram o do tipo D2(lixo em geral) com 81 amostras de larvas positivas; tipo B(vasos e pratinhos de plantas e bebedouros de animais, entre outros de fácil remoção) com 77 amostras de larvas positivas; tipo A2(depósitos para armazenamento de água para o consumo do homem como: caixas d´água mal tampadas ou abertas, tambores, baldes que ficam com água de chuva, entre outros) com 61 amostras de larvas positivas de Aedes Aegypti, sendo esses três depósitos os que continham a maioria dos focos.

De acordo com a secretaria de Saúde, a maioria dos focos foram encontrados em imóveis habitados. Nos dois primeiros meses do ano, as visitas realizadas em todos os imóveis do município e distrito de Culturama por duas vezes, não estão registradas nesses números, pois, a situação era de emergência e os trabalhos de mutirão se concentraram na orientação à população e eliminação dos criadouros do mosquito.

A coordenadora de Controle de Vetores, Rosangela Gutierres, explicou que a queda do número de casos só é possível quando há combate aos criadouros do mosquito transmissor. “No ano passado enfrentamos uma epidemia que afetou o país inteiro e o nosso município sofreu com o número elevado de casos. Este ano precisamos intensificar o trabalho de conscientização para que as pessoas mantenham vigilância constante em suas residências. Isso é um trabalho que demanda a colaboração de toda a população”, explicou Rosangela.

A coordenadora de Controle de Vetores revelou que no ano de 2012 foram notificados 214 casos, sendo confirmados 181 e descartados 33. Porém, em 2013 os números aumentaram devido à epidemia que atingiu o Estado. Conforme os dados da secretaria de Saúde foram registrados 786 casos, sendo 669 confirmados e 107 descartados.

Por conta dessa epidemia que se alastrou pelo município no início de 2013, a secretaria de Saúde intensificou as ações de combate a Dengue. Com objetivo de reduzir o número de casos foram desenvolvidas diversas ações como o “Mutirão de Combate a Dengue”, que através do Controle de Vetores (Agentes de Combate às Endemias), as Estratégias Saúde da Família (Agentes Comunitários de Saúde) e Secretaria Municipal de Obras trabalharam em conjunto na orientação dos moradores, além da entrega de material educativo referente à Lei Municipal Nº 997/2007, referente à inspeção, eliminação e remoção dos criadouros do mosquito, lixo em geral e ainda limpeza dos terrenos baldios, e borrifação com inseticida em Fátima do Sul e distrito de Culturama.

A ação também contou com uma caminhada, onde foram distribuídos para os comerciantes panfletos e cartazes sobre a Dengue. Entre os meses de julho e agosto foi elaborado o Plano Municipal de Contingência da Dengue, que é atualizado anualmente e define as ações a serem realizadas no decorrer do ano.

Em novembro de 2013 foi lançado o Projeto “Dez Minutos Contra a Dengue nas Escolas de Fátima do Sul e Culturama”. A equipe de Controle de Vetores realizou palestras em todas as escolas públicas e particulares do município e distrito. O projeto teve por objetivo mostrar que em apenas 10 minutos por semana é possível se combater a dengue com atitudes simples do nosso dia-a-dia.

O projeto também teve como intuito envolver a população nas ações de combate através dos alunos, que foram orientados nas palestras, a eliminar os criadouros da dengue de suas residências e entorno, a cuidar do seu ambiente e que este fique livre de depósito que acumule água não dando chance do mosquito se reproduzir. Cada escola participante do projeto que conseguiu retirar a partir de 150 Kg de depósitos do mosquito, conquistou como prêmio os coletores seletivos.

A meta da secretaria de Saúde para 2014 é diminuir o índice de densidade larvária; mobilizar e conscientizar a população, além de fazer vistorias em residências e estabelecimentos comerciais, para evitar uma epidemia da doença na cidade.

A secretaria de Saúde faz um alerta que a dengue não é um problema somente de âmbito público, mas também social, no qual, necessita da colaboração de toda comunidade, que exerce um papel fundamental no combate a dengue.

O prefeito Júnior Vasconcelos (PSDB) salientou que este ano será intensificado as ações de combate a dengue. “Até o momento foi notificado 02 casos, sendo que nesse mesmo período no ano passado, sofríamos com a epidemia que afetou nosso município. Essa redução de casos reflete no comprometimento dos órgãos públicos, assim como na colaboração da população, que tem feito sua parte. Estamos trabalhando e desenvolvendo ações para 2014”, disse o prefeito.