Uol | 17 de janeiro de 2014 - 13:35 direto ao assunto

Brasil doa 300 mil dólares para ajudar crianças vítimas da guerra na Síria

O governo brasileiro anunciou, nesta quarta-feira (15), uma contribuição de 300 mil dólares para apoiar programas de educação e proteção para tirar mais de um milhão de crianças sírias da miséria, do isolamento e das situações traumáticas. O Brasil vai repassar os recursos para o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e para o Alto Comissariado da ONU para Refugiados (ACNUR), com o objetivo de apoiar a estratégia "Sem Geração Perdida", que visa proporcionar às crianças afetadas pelo conflito a possibilidade de um futuro mais estável e seguro.

"À medida que o conflito se aproxima de outro amargo aniversário, não podemos sentar e assistir ao desaparecimento de toda uma geração", declarou o diretor executivo do UNICEF, Anthony Lake . "Agora é a hora dos defensores das crianças da Síria, agora é a hora de o mundo dar um passo para frente e proporcionar a essas crianças uma nova esperança e confiança para o seu futuro".

"Se falharmos com estas crianças agora, toda a região perderá uma geração de potenciais líderes, professores, engenheiros, médicos e – acima de tudo – promotores da paz, dos quais depende a esperança de uma sociedade estável, saudável e próspera", acrescentou Lake.

Entre os refugiados da Síria, mais de um milhão são crianças, e, destas, mais de 425 mil têm menos de 5 anos.

Saiba mais sobre a situação das crianças sírias clicando aqui.