Band | 13 de janeiro de 2014 - 10:13 bola de ouro

Cristiano Ronaldo e Ribéry tentam por fim à hegemonia do argentino Messi

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Ribéry, do Bayern de Munique

Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, e Ribéry, do Bayern de Munique, tem uma dura missão nesta segunda-feira, a partir das 16h (de Brasília) em Zurique, na Suíça: desbancar Lionel Messi, quatro vezes seguido vencedor da Bola de Ouro da Fifa.

No entanto, ao contrário do que aconteceu nos anos anteriores, devido às várias contusões, o craque argentino não é o favorito na edição de 2013 (premia a temporada passada). Dessa vez tanto o português quanto o francês levam uma pequena vantagem.

CR7 já levou a premiação em 2008 e por duas vezes seguidas foi segundo colocado, em 2011 e 2012; enquanto que o representante do time alemão é estreante.

Pelo Bayern de Munique, Ribéry ganhou a Copa da Alemanha, Campeonato Alemão, Liga dos Campeões, Supercopa da Europa e o Mundial de Clubes da Fifa.

Além disso, Ribéry foi eleito pela Uefa o melhor jogador da temporada passada na Europa.

Mulheres

Mas além dos homens, as mulheres também vão ser condecoradas pela entidade máxima do futebol.

Marta, do sueco Tyresö FF, ganhou a premiação por cinco vezes de forma consecutiva, entre 2006 e 2010.

No entanto, a brasileira terá como rivais a atual melhor do mundo, a americana Abby Wambach, do Western New York Flash, além da goleira alemã Nadine Angerer.

Entre os técnicos, estão na disputa de melhor do ano: Sir Alex Ferguson, ex-Manchester United, e Jupp Heynckes, campeão da tríplice coroa com o Bayern de Munique e Jürgen Klopp, do Borussia Dortmund.

Puskas

Neymar, do Barcelona e da seleção brasileira, concorre ao Prêmio Puskas, dado ao autor do gol mais bonito da temporada.

Nesta edição, o craque concorre com o gol marcado pela seleção brasileira sobre o Japão, no jogo de abertura da Copa das Confederações. O tento do atacante abriu caminho para a vitória verde e amarela por 3 a 0, em Brasília.


Jefferson Bernardes/VIPCOMM

O craque canarinho concorre a essa premiação pela quarta vez seguida e já ganhou em 2011. Naquela oportunidade, fez um golaço na derrota do Santos para o Flamengo por 5 a 4, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Brasileiro. Ele concorre com o sueco Ibrahimovic, do Paris Saint-Germain, e o sérvio Matic, do Benfica.


Já Ibrahimovic concorre com gol que fez no amistoso entre Suécia e Inglaterra, no dia 14 de novembro de 2012. O craque deu uma bicicleta de fora da área e fez por cobertura, na vitória por 4 a 2.


Jonathan Nackstrand AFP

Matic está na disputa pelo gol que marcou pelo Benfica em clássico contra o Porto, pelo Campeonato Português.