20 de julho de 2004 - 10:11

Festival de Inverno de Bonito prossegue nesta terça-feira

Quem estiver em Bonito nesta terça-feira, no quarto dia, do 5º Festival de Inverno de Bonito (Festinbonito) vai ter 22 atrações para conferir. O público poderá visitar exposições, participar de oficinas, debates e de um seminário, assistir a peças teatrais e filmes e ainda curtir música de qualidade.

A programação começa às 9 horas, com as oficinas do Sistema Estadual de Bibliotecas, Dança de Rua e Arte para Crianças. Logo depois, das 10 horas às 13 horas, será realizado o Seminário A Sustentabilidade no Ecoturismo – Perspectivas e Desafios na Construção do Ecoturismo Sustentável, uma das atividades do Festival de Inverno que tem objetivo de promover o debate sobre as questões ambientais e incentivar ações que valorizem o ecoturismo com responsabilidade.

Paralelamente podem ser conferidas as exposições de obras de arte e de fotografia, todas com entrada franca. Na Galeria do Festival estão as obras dos artistas plásticos de Bonito: Ilza Leão, Jair dos Reis, Judith Teixeira, Lenice Rocha Ferreira, Celair Ramos Peralta (Buga) e Eládio Martinez. No mesmo espaço também está a mostra do Concurso Nacional de Fotografia “A Imagem no Meio Ambiente” e na sede do Conselho Municipal de Turismo (Comtur) estão expostas as fotografias de Eduardo Medeiros e Paulo Alvarenga, com o tema Entre Rios e Histórias.

No Banco do Brasil, das 9 horas às 14 horas, o público pode conferir a exposição de Josué Castro em Por um mundo sem Fome. As praças do Festival e da Liberdade continuam como espaços para o artesanato sul-mato-grossense. A Mostra Brasil Central de Artes Plásticas, que reúne obras de 14 artistas de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Distrito Federal, Goiás e Tocantins também é outra opção na Galeria do Festival.

Ainda pela manhã, haverá apresentação de teatro. A peça O Macaco e a Boneca de Piche será encenada às 10h30 na Escola Municipal Professora Durvalina Dorneles Teixeira, no bairro Marambaia, e a entrada é franca. Os atores misturam humor, mímica, histórias em quadrinhos e desenho animado para mostrar loucuras que uma velhinha comete por um cacho de banana.

Às 11 horas tem apresentação de vídeos ecológicos: Peju Katy Kurimgue’ i... Venham Todas as Crianças..., de André Costa e Sílvio Cordeiro de São Paulo, Sofrossinê Liberdade com Limites, do baiano Péricles Palmeira, e Brincando de Gente Grande, Alessandra Brum e Célia Harumi, de São Paulo. As exibições acontecem na sede do Comtur e são gratuitas.

Outra opção das 11 horas é o debate sobre música com o tema Em Busca de Autonomia – Novas Formas de Produção e Distribuição” que terá a participação do músico, compositor e jornalista de Mato Grosso do Sul Paulinho Simões e do vice-presidente da Associação Brasileira de Música Independente, Benjamin Taubkin, que também é pianista, compositor e arranjador. O evento será na sede no Hotel Piramiúna.

Na parte da tarde haverá oficinas do Sistema Estadual de Bibliotecas: Conservação de Documentos – Pequenos Reparos para Biblioteca”, ministrada por Mirela Dutra; e Como Organizar as Estantes da sua Biblioteca – Classificação e Disponibilização para Empréstimo, com Rosângela Korbes, ambas do Instituto de Ensino Superior da Funlec (IESF- Mato Grosso do Sul).

Às 15h30 na Praça da Liberdade é a vez do República Cênica (Mato Grosso do Sul) apresentar a peça Uma Moça da Cidade com uma hora de duração. Em seguida, no mesmo local, os Violeiros de Bonito fazem a trilha musical do fim da tarde.

A partir das 17 horas, na sede do Comtur, começa o debate sobre artesanato com o tema O Artista e o Artesão, com Moacir Simplício, artista plástico e mestre em artes pela USP (Universidade de São Paulo).

Dois filmes serão exibidos na Mostra ao Ar Livre do Cinema Brasileiro, às 19 horas: o documentário Entre Rios e Histórias, de Alexandre Basso, e a comédia Lisbela e o Prisioneiro de Guel Arraes. Será na Praça da Liberdade, também com entrada franca.

Os shows na noite desta terça-feira serão marcados por apresentações do Brasil Central. Geraldo Roca, de Mato Grosso do Sul, Vera e Zuleica do Mato Grosso e Genésio Tocantins, que revela sua origem pelo seu nome, estarão se apresentando a partir das 20h30 no Circo do Festival.

Depois da meia-noite, no Espaço Alternativo, Alzira Espíndola repassa toda sua trajetória num espetáculo onde interpreta ao violão canções em parceria com diversos artistas.
 
Agência Popular