Notícias MS | 30 de dezembro de 2013 - 15:20 piracema

PMA prende dois homens que pescavam na piracema e com petrechos proibidos no rio Paraguai

Durante fiscalização do Rio Paraguai neste domingo (29), policiais Militares Ambientais de Porto Murtinho surpreenderam dois pescadores paraguaios, que além de pescarem no lado brasileiro em período de piracema, ainda pecavam com tarrafa e espinhel (petrechos proibidos). Os homens haviam capturado pescado fora da medida permitida e também estavam de posse de uma espingarda de caça.

Os pescadores formam presos, quando embarcados em uma chalana de 6 metros armavam espinheis.  Na embarcação foram encontrados 30 kg de peixes capturados com os petrechos proibidos e uma espingarda calibre 22 com 31 munições.
Todo o equipamento (arma, um motor de popa, cinco espinhéis com 48 anzóis, dois remos e um aparelho de celular), além do pescado e da embarcação foram apreendidos pela PMA.
Os pescadores, residente no Paraguai, foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Porto Murtinho, onde foram autuados em flagrante por crime de pesca predatória e porte ilegal de arma.
Se condenados, pelo crime ambiental de pescar em período de piracema e com petrechos proibidos os pescadores poderão pegar pena de um a três anos de detenção. Pelo crime de porte ilegal de arma poderão pegar pena de dois a quatro anos de reclusão. Cada pescador também foi multado administrativamente pela infração de pesca predatória em R$ 1,3 mil.