Alexandre Duarte | 27 de dezembro de 2013 - 07:15 Culturama

Natal Fraterno proporciona a alegria para mais de mil crianças em Culturama

Realizado desde 1974, o evento chega à sua 40ª edição e mais uma vez atinge os objetivos

Foto: Álvaro Mattos

Mais uma vez as crianças no distrito de Culturama, no município de Fátima do Sul, foram presenteadas com o Natal Fraterno. O evento, sem fins lucrativos e políticos, ocorre desde 1974 e neste ano de 2013 chegou à sua 40ª edição. Conforme os organizadores, mais de 1000 crianças foram atendidas.

Ontem (25), durante todo o dia, as crianças puderam participar de diversas brincadeiras na sede da Associação Espírita Amor em Ação, como a esperada ‘caça ao tesouro’, entre outras atividades. Além disso, um kit com vários doces e um brinquedo foi distribuído para a criançada.

Conforme Rivail Mattos, um dos organizadores e filho do idealizador, o Natal Fraterno é para todas as crianças, sem distinção de poder aquisitivo ou religião. O evento é bancado através da arrecadação das promoções que são feitas ao longo do ano, como também com a ajuda de várias doações individuais.

Segundo Rivail, um exemplo da semente da fraternidade e solidariedade que o evento planta, está em ex-morador de Culturama, que hoje reside no estado de São Paulo. Ele quando criança, por muitos anos participou do Natal Fraterno. Agora adulto, ele resolveu contribuir para a perpetuação do legado e nas últimas edições foi o doador dos mais 1000 saquinhos personalizados, utilizados para embalar o kit.

História

O evento no formato como conhecemos hoje teve início em 1974, quando o saudoso Doné de Mattos resolveu colocar em prática um antigo sonho de sua mãe, Aracy Pereira de Matos. À época, Doné fez um humilde kit contendo pequenos tabletes de vários tipos de rapadura e os distribuiu às crianças do distrito.

Contudo, a idéia remonta ao início dos anos 40, quando no natal de 1943, Dona Aracy arriou um cavalo e com a filha mais velha na garupa, saiu visitando as famílias da vizinhança e presenteando as crianças com o que ela pode comprar.

Rivail conta que a avó Aracy, mesmo não sendo uma pessoa abastada financeiramente, se preocupava com a situação de várias famílias da área rural, muitas morando em ranchos improvisados e vivendo de uma arcaica agricultura familiar.

Hoje o evento conta com o trabalho e empenho de mais de 40 integrantes da família, de crianças a idosos. De acordo com os organizadores, o saldo do Natal Fraterno é muito positivo, pois além de proporcionarem a alegria de centenas de crianças, os participantes ainda agregam um imensurável conhecimento que contribui para seu crescimento pessoal.