Correio do Estado | 26 de dezembro de 2013 - 07:14 Força Verde

Plantio de florestas para atender fábricas avança 20,7% em MS

Mato Grosso do Sul fechou 2013 com 700 mil hectares de florestas plantadas.

Mato Grosso do Sul fechou 2013 com 700 mil hectares de florestas plantadas. A área é 20,7% superior a de 2012 quando foram cultivados 580 mil hectares. Com a expansão e mais inúmeros projetos de silvicultura na manga, Mato Grosso do Sul consolidará em 2014 seu status de polo de florestas voltado para produção de celulose e ainda se firmará como importante produtor de borrachas.

Conforme a publicação, a meta é que no próximo ano o plantio supere 1 milhão para atender os novos projetos da Eldorado de expansão e da Fibria, em Três Lagoas e ainda do preparo da base florestal da nova indústria de celulose que deverá ser construída em Ribas do Rio Pardo. Somente de investimentos previstos são R$ 18 bilhões e quase 10 mil empregos que podem ser gerados na celulose.

As duas fábricas de celulose que já atuam no Estado, a Fibria e Eldorado que produzem juntas o equivalente a 2,7 milhões de toneladas/ano vão duplicar a produção. Além disso, a instalação de uma terceira planta de celulose em MS também está garantida, em Ribas do Rio Pardo.