24 de dezembro de 2013 - 07:17 brasil

De calcinha a jaqueta: mercado de moda pet cresce no Brasil

O mundo dos pets incentiva o aparecimento de cada vez mais empresas e estabelecimentos

Popular como nunca durante a última década, o mundo dos pets incentiva o aparecimento de cada vez mais empresas e estabelecimentos dos mais variados segmentos, completamente dedicados aos bichinhos de estimação. Alimentos, brinquedos, acessórios e produtos para adestramento já contam, hoje, com uma diversidade imensa de modelos no mercado e, para agradar os donos de pets mais estilosos, o setor da moda também passa a se destacar no mundo animal.

Embora a questão ainda seja um tanto polêmica – já que muitos dos ativistas e protetores dos animais recriminam o uso de tais produtos, alegando que podem causar desconforto nos pets – hoje já é possível encontrar todo tipo de roupa e acessório para cães e gatos em lojas do segmento, facilitando a vida de quem deseja montar looks especiais para seus bichinhos de estimação.

​Casacos, calcinhas, jaquetas, bodies, capas, calças, fantasias e até roupas esportivas podem ser facilmente encontradas nas pet shops mais modernas, sem contar os acessórios que incluem modelos que vão desde sapatinhos e tênis até gravatas e chapéus. Apostando no gosto dos proprietários por variedade, até mesmo os produtos mais tradicionais para cães – como coleiras e guias – já ganham novas roupagens, que evidenciam informações e tendências de moda.

Seguindo nesta onda que ganha cada vez mais adeptos, já existe, inclusive, uma semana de moda canina, batizada de Pet Fashion Week – que teve início em Nova York, nos Estados Unidos, e já passou por diversas grandes capitais mundiais, incluindo São Paulo. Considerados dispensáveis para muitos, os produtos da moda pet têm nas classes mais altas boa parte do seu público-alvo, e é possível reparar que tanto a variedade de modelos como dos itens de luxo não para de crescer no segmento – incluindo, até mesmo, peças cravejadas de joias feitas especialmente para os pets.