G1 | 17 de dezembro de 2013 - 15:35 operação Brasiléia

Policiais civil e militar estão entre os presos em operação contra máfia

Um escrivão de Cantagalo, e um sargento da Polícia Militar, de Nova Friburgo, ambos na Região Serrana, estão entre os 22 presos na operação Brasiléia - para desarticular uma organização criminosa que explora máquinas de caça-níqueis no estado do Rio. Ao todo, acerca de 100 gentes da Polícia Federal, com o apoio do 7º Comando de Policiamento de Área (CPA) e da Corregedoria Interna da Polícia Militar, tentam cumprir ainda outros seis mandados.

A ação começou às 6h desta terça-feira e acontece ainda nos municípios de Cachoeira de Macacu e Duque de Caxias (Baixada Fluminense) e Nova Friburgo (Região Serrana). Policiais de batalhões da Região Serrana e da 1ª Delegacia de Polícia Judiciária Militar (DPJM) estão auxiliando na localização dos acusados

De acordo com a Polícia Federal, as investigações sobre as quadrilhas começaram depois de sucessivas apreensões de máquinas caça-níqueis em Nova Friburgo, constatando que as mesmas pertenciam ao mesmo grupo criminoso, o que ensejou o início das investigações no ano de 2011.

Os policiais cumprem ainda 47 (quarenta e sete) de busca e apreensão. Os acusados responderão, na medida de suas participações, pelos crimes de formação de quadrilha, contrabando, descaminho e crime contra a economia popular, podendo totalizar até oito anos de prisão.