Demerval Nogueira / Fátima News | 16 de dezembro de 2013 - 14:48 Glória de Dourados

Glória de Dourados recebeu "Frágil ou O Sentido da Ruptura”

O município de Glória de Dourados através da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Semec), Departamento Municipal de Cultura (DMC), com apoio da Fundação Nacional de Arte (Funarte) vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), trouxeram para Glória de Dourados o Grupo de dança Funk-se dança, que apresentou o espetáculo, “Frágil ou O Sentido da Ruptura”. O espetáculo de dança aconteceu no Ginásio Poliesportivo Vilmar Duarte Gomes, no sábado à noite.

O espetáculo “Frágil ou O sentido da Ruptura” investiga e retrata a vida dos jovens índios guarani-kaiowá, mostrando a série de dificuldades enfrentadas, como a grande perda de território, restrição de mobilidade da população indígena que é tradicionalmente nômade, ruptura entre as gerações e consequente quebra de valores.

A peça se diferencia dos demais no gênero de dança de rua por utilizar musicas regionais de MS, como a polca paraguaia, músicas indígenas, entre outras. Muitos expectadores disseram que o momento mais emocionante foi quando da execução da música da “Ópera O Guarani”, do campineiro Antônio Carlos Gomes.

O diretor e coreógrafo Edson Clair dimensiona, “Relacionar, estimular, provocar, questionar, mostrar uma realidade que acontece em nosso Estado”, esse é o nosso objetivo. Para indigenistas, o choque cultural aliado à falta de perspectivas e o confinamento das populações em pequenas áreas são ingredientes trágicos. O impacto dos muitos suicídios de jovens inspirou uma indagação: como vivem e com que sentido vive aqueles que sobrevivem?

O grupo manifesta-se à base de linguagens do teatro e circo, e tem o roteiro inspirado pelas notícias do ano de 2008, quando houve uma onda de suicídios de jovens indígenas da etnia guarani-kaiowá.  O diretor e coreógrafo explica, “na realidade, o espetáculo é uma forma de reflexão sobre a situação indígena, principalmente na região de Dourados”. Frágil ou O Sentido da Ruptura foi selecionado com o Prêmio Klaus Vianna, da Fundação Nacional de Artes (Funarte), do Ministério da Cultura (MinC), no ano de 2009.