Terra | 11 de dezembro de 2013 - 15:29 futebol

Grupo inglês compra Damião por R$ 46 mi do Inter; destino deve ser o Santos

Com Vargas, o clube alvinegro avançou nas tratativas nesta semana. O clube fez uma contraproposta a última exigência dos italianos e espera por aceitação imediata por sua liberação. A oferta santista já tem o aval do clube europeu para o empréstimo do chileno até dezembro do próximo ano. O valor ainda é discutido.

O Inter já admitia a possibilidade de vender o atacante. O clube desejava fazer dinheiro e, por isso, temia nova desvalorização caso o seu camisa 9 não vá para a Copa do Mundo, algo considerado possível pelo ressurgimento recente de Robinho na Seleção e o esquecimento desde o corte na Copa das Confederações.

"O presidente Luigi está cuidando desta negociação de maneira direta, mas já avisou que o Damião deverá ser negociado com este grupo de investidores. Acho que até sexta-feira a negociação estará definida", disse Newton Drumonnd, executivo de futebol do Inter.

A Doyen Sports é um grupo inglês, representada por Duprat no Brasil. O dirigente já esteve envolvido com o clube ao final da década de 90 por meio da Unicór, extinta empresa plano de saúde, então patrocinadora máster. À época, foi um dos enquadrados pela CPI do Futebol que citou em seu relatório que a empresa deixou uma dívida de 1,2 milhão no clube quando saiu. O cartola se defendeu negando o prejuízo.

Depois disso, foi no Corinthians o responsável pela intermediação da parceria com a MSI (Media Sports Investment) sendo em 2007, ano do rompimento do contrato, acusado pelo Ministério Público de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. As acusações foram consideradas ineptas, recentemente. A volta aos negócios com o Santos aconteceu com a compra do grupo de parte dos direitos do meia Felipe Anderson, posteriormente negociado com a Lazio, da Itália.