Assecom | 6 de dezembro de 2013 - 09:06 Dourados

Murilo determina ações para disciplinar e manter patrimônio de árvores em Dourados

Foto: A.Frota

Devido ao grande momento econômico vivido pelo município de Dourados, os investimentos em construções particulares crescem a cada dia. Com isso surge a preocupação com o meio ambiente.

Uma árvore é suprimida aqui e outra ali, para dar lugar a uma ampliação ou a um prédio novo. O fato é que aos poucos o patrimônio arbóreo da cidade vai diminuindo e essa situação preocupa o prefeito Murilo.

Atualmente, apenas na região mais habitada do perímetro urbano de Dourados existem 250 mil árvores, a maior parte em áreas particulares. Isso ainda dá à cidade a condição de uma das mais arborizadas do Brasil, comparada apenas à cidade de Aracaju (SE), considerada como a de maior índice de árvores no país.

Preocupado com a ameaça às árvores de Dourados, o prefeito se reuniu nesta semana com o diretor-presidente do Imam (Instituto de Meio Ambiente) de Dourados Rogério Yuri Farias Kintschev, com o presidente do Comdam (Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente) Ataulfo Alves Stein e com o procurador geral do município, Alessandro Lemes Fagundes.

O foco da reunião foi o patrimônio arbóreo público, que são as árvores dos passeios e as providências a serem tomadas para manter a preservação e os cuidados ambientais, entre as quais a finalização das alterações necessárias no Plano Diretor de Arborização Urbana e na Lei Verde municipal, para adequar e garantir sintonia com o plano.

DIAGNÓSTICO

Murilo autorizou ainda estudos para o lançamento de concurso para contratação de funcionários no Imam, a aquisição de um equipamento de ultra-sonografia para fazer o diagnóstico fitossanitário das árvores e determinou a centralização no Imam de todos os serviços relacionados às árvores.

Para Ataulfo Stein, a iniciativa do prefeito é uma demonstração de sensibilidade para com as questões ambientais e atende a antigas reivindicações do Conselho e dos ambientalistas do município. Segundo ele, a falta informação ao cidadão é grande. Mas através de uma cartilha que também está prevista no Plano Diretor de Arborização, serão sanadas as dúvidas de onde requerer a supressão ou poda radical de uma árvore e informações sobre que espécie plantar em frente à sua propriedade.

O presidente do Comdam lembrou que atualmente o Imam é responsável pela autorização de cortes de árvores em imóveis particulares e a Semsur (Secretaria de Serviços Urbanos) pelos cortes de árvores públicas. “Com a centralização no Imam, a prefeitura vai facilitar não só na obtenção de autorizações como nas informações”, comentou Stein.

Outra situação importante, pontuada pelo presidente do Comdam, é em relação à situação das árvores. “Elas envelhecem, adoecem e em muitos casos devem ser suprimidas para evitar maiores danos e, além disso, muitas espécies não têm mais o plantio recomendado, como o fícus, cujas raízes podem danificar calçadas, muros e até mesmo a rede de água”, explicou.

O diretor do Imam Rogério Yuri ressaltou que o equipamento de ultra-sonografia é fundamental para detectar situações como essas. “Ele vai detectar problemas, emitir um diagnóstico da planta, com avaliação da saúde dela e, a partir daí serão tomadas as providências necessárias”, explicou.

Durante a reunião, o prefeito até sugeriu o plantio de mudas de Resedá Branco ao longo da Avenida Marcelino Pires, por ser uma planta muito bonita e de tamanho médio, não comprometendo o visual da fachada das empresas comerciais. Mas, espécies como o Ipê Anão e “escova de garrafa” também são recomendadas para áreas comerciais.

Murilo destacou na reunião, a parceria do município com a Enersul e lembrou que nesta sexta-feira, às 10h, no Imam de Dourados, a empresa e a prefeitura vão oficializar o plantio de 800 novas mudas de árvores dentro do Programa de Arborização Urbana.