Washington Lima | 29 de novembro de 2013 - 10:08 Fátima do Sul

Carreta do Hospital do Câncer de Barretos já atende a cidade de Fátima do Sul

Unidade móvel de atendimento a diagnósticos de câncer, ligada ao Hospital do Câncer de Barretos

Washington Lima

A unidade móvel de atendimento a diagnósticos de câncer, ligada ao Hospital do Câncer de Barretos, inicia os atendimentos de exames de mamografia e preventivos ao câncer na cidade de Fátima do Sul.

Na manhã desta sexta-feira (29), parte da diretoria da Associação de Amparo aos Portadores de Câncer – AAPC de Fátima do Sul, e o Coordenador de Atividades da Área de Saúde do Hospital de Câncer de Barretos-SP, José Ciro Sanches, estiveram recepcionando os profissionais, na sede do Conviver de Fátima do Sul, onde a carreta esta estacionada.


Centro de Imagem, centro cirúrgico e sala de preventivos no interior da carreta. (Foto Washington Lima)

Dentro do cronograma da visita da Carreta do Hospital de Câncer de Barretos serão realizados 100 exames Papa Nicolau, 40 exames Mamografias. De acordo com o enfermeiro Antonio, responsável pela carreta que é avaliada em cerca de R$ 5 milhões, possui um pequeno centro cirúrgico, um consultório para preventivo ao câncer, uma sala de espera, e um centro de imagem onde são realizados os exames de mamografias. “Para se ter ideia, a carreta é equipada com um dos melhores mamógrafos da América Latina, no Brasil só existem três mamógrafos deste modelo, um deles está aqui dentro”, disse Antonio.

Pela primeira vez a carreta esta visitando o município, graças à ação voluntária do empresário José Ciro Sanches, que assumiu o cargo de Coordenador de Atividades da Área de Saúde do Hospital de Câncer de Barretos-SP, em Fátima do Sul, e contou com a parceria da Prefeitura Municipal de Fátima do Sul e da Secretaria de Saúde que realizou toda a triagem das mulheres que estavam na lista de espera para realizarem os exames. (Diretoria da AAPC, Tomidy Yano, José Ciro, Sildir Sanches, Maria Chaves. Foto: Washington Lima)

A coordenador e presidente da AAPC destaca, que quando diagnosticado no início, a doença tem maiores chances de cura. “Além de identificar possíveis indícios de câncer, o atendimento na Unidade móvel do Hospital de Câncer de Barretos, também se mostra importante por formalizar uma parceria entre o programa e o município, onde o paciente tem garantido o atendimento continuado caso apresente algum sintoma”, ressaltou.

Para a voluntária da AAPC, Maria Chaves, a vinda da carreta à Fátima do Sul é muito importante para toda a população, pois a maioria não tem condições financeiras de custear o tratamento fora e a unidade móvel proporciona o tratamento no próprio município e de graça. “Além do tratamento, ainda estamos sendo atendidos por profissionais qualificados, que estão atualizados com as novas fazes da doença”, ressaltou.


Equipe de Profissionais da Carreta e população presente. Foto Washington Lima