Mídia Max | 18 de novembro de 2013 - 16:52 prestação de contas

Ministro terá que explicar quem pagou viagem para campanha de Alcides Bernal

Governo e Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já encaminharam ofícios à Justiça Eleitoral sobre o pagamento da viagem do Ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, a Campo Grande, durante o processo eleitoral de 2012. A informação consta no Diário Oficial da Justiça Eleitoral desta segunda-feira (18).

O prefeito Alcides Bernal responde a uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral por não ter prestado contas a respeito da viagem. O ministro veio a Campo Grande para fazer campanha para o então candidato do PP. O teor dos ofícios de Governo e Anac ainda não foram divulgados.

A Ação de Investigação Eleitoral pede a cassação de Bernal por conta dessa viagem e supostas ilegalidades na prestação de contas de 700 cabos eleitorais e desproporção na declaração de gastos com a produção da campanha eleitoral no rádio e na TV.

O advogado José Valeriano Fontoura explicou que o ministro não pode viajar à custa do governo para não incorrer no crime de improbidade administrativa. “Uma viagem dessas tem um preço significativo. Na campanha do Vander [Loubet, deputado], por exemplo, só a vinda de um ministro custou mais de R$ 30 mil”, disse.

Anac e Ministério das Cidades foram procurados pela reportagem para falar sobre o assunto, mas ainda não se pronunciaram.