Valéria Batista / Fátima News | 11 de novembro de 2013 - 08:13 jateí - 50 anos

Prefeito inaugura obras e João Bosco & Vinícius cantam hoje em Jateí

Show de João Bosco e Vinicius, com entrada franca comemora hoje os 50 anos de Jateí

Rogério Sanches / Fátima News

O município de Jateí comemora hoje (11/11) 50 anos de emancipação politica administrativo, o prefeito inaugura diversas obras e brinda Jateí com show da dupla sertaneja João Bosco e Vinicius, com entrada franca no Parque da Fogueira.

O prefeito Arilson Targino juntamente com os vereadores, após a entrega dos títulos de Cidadão Jateiense na Câmara Municipal irá inaugurar hoje três relevantes obras: o Monumento do cinquentenário de Jateí, em frente a Prefeitura; Centro Municipal de Educação Infantil “Recanto do Saber” na Rua José Mendes Dias e a Rede de Esgoto Sanitário e Estação de Tratamento no distrito Nova Esperança.

Logo mais a noite no Parque da Fogueira com entrada franca às 22h haverá grande show pirotécnico em comemoração aos 50 anos de Jateí e em seguida show com a dupla João Bosco & Vinicius, que estarão agitando a cidade cantando seus grandes sucessos.

O prefeito Arilson Targino na oportunidade juntamente com o vice-prefeito João Dias e Câmara de Vereadores convidam a todos de Jateí e região, para prestigiar o encerramento da Festa de comemoração dos 50 anos de emancipação de Jateí que se iniciou dia 8. “Convido a todos de Jateí e região para prestigiar conosco o grandioso show da dupla João Bosco& Vinicius em homenagem aos 50 anos de Jateí, marcando nossa cidade cada vez melhor”.

História de Jateí

Seu povoamento originou-se em 1954 quando começaram a chegar os primeiros colonos. Entretanto, a efetiva colonização de Jateí só foi consumada quando os colonos cruzaram o Rio Dourados invadindo uma área não incorporada ao projeto, obrigando o governo a criar uma segunda zona da colônia em outra área previamente delimitada, elaborada por Tacito Pace, onde foi implementado o novo povoado, em 1956. O município foi criado pela lei Nº 1950, de 11.11.1963. Comemora-se dia 11 de Novembro sua emancipação.

Jateí é uma variante do nome Jataí, que diz respeito a uma espécie de abelha silvestre cujo mel é muito apreciado. Diz a lenda que o povoado não tinha nome, era apenas mais uma vila pertencente a Dourados e esta comunidade era composta por agricultores de subsistência que viviam cortando árvores para seu sustento. Num dado dia, alguns homens do povoado foram cortar lenha em uma mata que sabidamente tinha abelhas jataí, por lá retiraram a madeira que queriam e foram embora. Ao chegar em casa o filho de um dos homens perguntou, "pai cadê o machado do Senhor?" e ele espontaneamente respondeu, "esqueci lá no Jateí". Assim, diz a lenda, deu-se o surgimento do nome de Jateí.