DEMERVAL NOGUEIRA / FÁTIMA NEWS | 1 de novembro de 2013 - 10:30 Glória de Dourados

SMS fará arrastão de prevenção contra a dengue em Glória de Dourados

SMS fará um trabalho especial no sentido de combater o mosquito Aedes aegypti

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) fará um trabalho especial no sentido de combater o mosquito Aedes aegypti, o causador da dengue. Em reunião realizada na UEMS local, a enfermeira Edmara Honório dos Santos se reuniu com os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), enfermeiras das Estratégias Saúde da Família (ESF), central e da Vila Industrial, bem como, o funcionário do Departamento de Controle de Vetores, Wandeil Ferreira da Silva, no sentido de formar um verdadeiro esquadrão, para participarem do arrastão contra o mosquito da dengue. Segundo Edmara, o arrastão está programado para os dias 11, 12 e 13 de novembro.

Edmara Honório ressalta, “o arrastão será realizado em todo o perímetro urbano. Para que tudo aconteça com êxito, vamos informar a população através de panfletos, visitas dos Agentes, emissoras de rádio e propagação ambulante. Nosso objetivo é atingir pelo menos 95% da cidade, num verdadeiro trabalho de profilaxia”, disse. A enfermeira esclareceu que a Secretaria Municipal de Saúde dará todo o respaldo necessário. Wandeil Ferreira da Silva afirma, “é necessário a conscientização e a participação maciça da população, porque o mosquito inimigo pode estar dentro do nosso próprio quintal, principalmente com as constantes alterações climáticas registradas nos últimos anos”.

Durante a reunião ficou acertado que várias secretarias municipais serão conclamadas a participarem desse movimento, além de voluntários interessados em fazer parte da mobilização. Todos com um só objetivo, tentar amenizar os problemas ocasionados pelo mosquito da dengue e a sua proliferação. Na reunião ficou definido que todos os Agentes de Saúde além de outros funcionários municipais irão participar informando à população sobre a necessidade de colaborar no combate ao mosquito, ou seja, retirando de seus quintais, objetos que acumulam água e se transformam em verdadeiros criadouros do mosquito.

Os objetos devem ser colocados na calçada, onde um veículo da prefeitura fará o transporte para um local adequado, isto, no transcorrer do arrastão. A dengue é a doença tropical que se espalha mais rapidamente no mundo e representa uma ameaça de uma pandemia, infectando cerca de 50 milhões de pessoas em todos os continentes, conforme as últimas informações da Organização Mundial de Saúde (OMS).