ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS | 29 de outubro de 2013 - 08:30 VICENTINA - OUTUBRO ROSA

Outubro Rosa é comemorado com palestras, orientações e exames em Vicentina

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino

Prefeito Hélio Sato com equipe do ESF do Jardim Vista Alegre em Vicentina (Foto: Rogério Sanches / Fátima News)

Para estimular a detecção precoce do câncer de mama e colo uterino, a Prefeitura de Vicentina aderiu à campanha para conscientização das mulheres com o movimento Outubro Rosa. O objetivo é chamar a atenção e sensibilizar a população para este assunto. E para isso foi realizado um grande evento coordenado pela equipe de saúde Jardim Vista Alegre juntamente com acadêmicos do curso de Enfermagem FAFS-UNIESP.

O Outubro Rosa é um movimento realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa, que simboliza mundialmente a luta contra o câncer de mama. A campanha surgiu nos Estados Unidos em 1990. No Brasil, o movimento começou no dia 2 de outubro de 2002.

As mulheres foram recepcionadas na ESF- Jardim Vista Alegre pela equipe de saúde e pelo prefeito Hélio Sato, onde participaram de um café da manhã delicioso preparado especialmente para elas.

As acadêmicas de enfermagem orientaram sobre a importância da realização do exame das mamas e da coleta de exame Papanicolau.

Segundo o Secretário de Saúde de Vicentina, Fernando de Oliveira, esta é uma forma de chamar a atenção das mulheres. “Queremos que as mulheres se preocupem com a doença e façam exames preventivos para prevenir. Essa deve ser uma preocupação constante, afinal o Câncer de Mama é o mais comum entre as mulheres.”

O Prefeito Hélio Sato reforçou que a comemoração do Outubro Rosa traz à tona a necessidade das mulheres se prevenirem contra o câncer. “O importante é focar este assunto durante todo o ano, já que a doença é implacável e se faz presente não só no mês de outubro. No entanto, este mês é representativo para a causa, tornando-se especial e destacado dos demais.”

As enfermeiras Amanda e Jussimara relataram que estão contentes com o número de mulheres que compareceram na unidade, pois isso mostra que as mulheres estão preocupadas consigo mesmas e conscientes em relação a sua saúde. Durante todo o dia foram coletados 112 exames Papanicolau, um número recorde para nosso município.

Ao término das atividades foram sorteados vários brindes entre as participantes.