Uol | 28 de outubro de 2013 - 17:36 brasileirão

CBF cancela festa do Brasileirão e melhores serão premiados na TV

A CBF alterou sua programação e não realizará neste ano a festa de encerramento do Campeonato Brasileiro, no dia 9 de dezembro. A cerimônia para premiar os melhores atletas e treinadores, que anualmente acontece na segunda-feira após o fim do torneio, foi cancelada por conflito de datas. Ela ocorreria perto do sorteio de grupos da Copa do Mundo, dia 6 de dezembro, na Costa do Sauipe, Bahia. A confederação, no entanto, manterá a eleição dos destaques do campeonato. Em 2013, contudo, as homenagens serão entregues no programa 'Bem Amigos', de Galvão Bueno.

O cancelamento da festa do Brasileirão deste ano já estava sendo discutido há algum tempo pela CBF. Como grande parte das pessoas convidadas anualmente para a cerimônia de encerramento do campeonato também deve receber um convite para o sorteio do Mundial de 2014, a confederação havia observado o risco de esvaziamento do seu evento.

Não querendo rivalizar com a festa da Fifa, a CBF decidiu então mudar o esquema de entrega da premiação do Campeonato Brasileiro deste ano. O troféu ao campeão, que geralmente só é dado na festa, neste ano será entregue no campo ao vencedor, logo após a última rodada.

Na temporada passada, o Fluminense levantou a taça, mas teve que devolvê-la após a volta olímpica e recebeu em definitivo no evento. Como o Cruzeiro tem 99,9% de chances de ser campeão, é mínima a chance de problemas para a entrega do troféu.

Nos próximos dias, a CBF deve abrir uma votação em site para a escolha dos melhores jogadores do ano, por posição. Os capitães de cada equipe e treinadores também recebem envelopes para participarem. Os ganhadores serão convidados a participarem de uma edição especial do 'Bem Amigos', do SporTV. Lá, ao vivo, os jogadores receberão o prêmio.

Com essa solução, a CBF mantém sua boa relação com as organizações Globo, dona do SporTV. O canal transmite a festa do Brasileirão ao vivo desde 2005. Apesar de, em 2013, a cerimônia ter sido cancelada, o SporTV continuará transmitindo com exclusividade a premiação dos melhores do Brasileirão.  A Globo foi procurada pelo UOL Esporte para comentar a decisão da CBF de cancelar a festa. Não se pronunciou.