Uol | 22 de outubro de 2013 - 15:06 futebol brasileiro

CBF chama clubes, Bom Senso F.C. e Globo para discutir calendário

O presidente da CBF, José Maria Marin, marcou uma reunião para a próxima segunda-feira, na sede da CBF, no Rio de Janeiro, às 14h, e convidou membros do Bom Senso FC, grupo de jogadores que se reuniram para pedir mudanças no calendário do futebol brasileiro, além de sindicatos, comissão de clubes, associação dos árbitros e também a Rede Globo de Televisão, detentora dos direitos de transmissão dos campeonatos nacionais.

Em nota oficial divulgada nesta terça, a CBF diz que a reunião foi marcada para "encontrar alternativas eficazes e delinear sugestões comuns que atendam a todos os interessados". Entre as associações e sindicatos convidados estão o Sindicato Nacional das Associações de Futebol Profissional, a Federação Nacional dos Atletas Profissionais de Futebol, a Associação Nacional dos Árbitros de Futebol.

O convite para a reunião surge um dia após a CBF não ter respondido às demandas do grupo de jogadores, que pediu que novo encontro fosse realizado. A primeira reunião entre o Bom Senso FC e a confederação foi realizada no último dia 7 de outubro.

O Bom Senso FC surgiu após uma união de centenas de jogadores contra o calendário anunciado pela CBF para a temporada do ano que vem. Em virtude da realização da Copa do Mundo no Brasil, entre junho e julho, os Estaduais tiveram seu início antecipado no calendário original, fazendo com que alguns clubes tivessem apenas quatro dias de pré-temporada.

Na última rodada do Campeonato Brasileiro, jogadores fizeram abraços coletivos no meio do campo antes do início das partidas para demonstrar união e apoio ao movimento. Algumas federações estaduais já anunciaram o adiamento do início de suas competições em 2014 e a redução de datas para a disputa dos torneios.