TERRA | 14 de outubro de 2013 - 17:00 BRASILEIRÃO - Série B

Palmeiras pode superar Corinthians e ter melhor campanha da Série B

Líder do Campeonato Brasileiro da Série B desta temporada, o Palmeiras pode garantir retorno à elite do futebol nacional já nas próximas rodadas. Além disso, faltando nove jogos para o término da competição, o clube alviverde segue em busca de obter a melhor campanha da história dos pontos corridos da segunda divisão. Para isso, o time comandado pelo treinador Gilson Kleina precisa superar justamente seu arquirrival, Corinthians.

Desde que a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) implementou a fórmula de pontos corridos na Série B, seis equipes foram campeãs: Atlético-MG, Coritiba (duas vezes), Corinthians, Vasco, Portuguesa e Goiás. Entre os clubes que asseguraram o troféu, a melhor campanha foi a do time então comandado por Mano Menezes, que somou 85 pontos e obteve 74,5% de aproveitamento em 2008.

Em 38 rodadas, o Corinthians conquistou 25 vitórias, dez empates e três derrotas. Quando a competição estava na 29ª rodada, a equipe alvinegra acumulava 63 pontos e mantinha liderança isolada na tabela de classificação. Em seus últimos nove confrontos no torneio, o time comandado por Mano Menezes conquistou sete triunfos, um empate e uma derrota, garantindo o desempenho histórico.

O Palmeiras, por sua vez, também aparece na primeira colocação na Série B e, com 29 rodadas disputadas, soma 65 pontos. Entretanto, para superar a campanha realizada pelo Corinthians, o clube alviverde precisa melhorar seu percentual de aproveitamento nas últimas rodadas. Atualmente, o desempenho do time paulista é de 74,7%, enquanto será necessário alcançar 77,7% nos próximos nove jogos para ganhar a disputa com seu arquirrival.

Após triunfar por 1 a 0 sobre o Guaratinguetá, na última sexta-feira, o Palmeiras encerra sua participação na segunda divisão enfrentando Icasa, Bragantino, São Caetano, Paraná, Joinville, Paysandu, Boa Esporte, Ceará e Chapecoense. Caso repita o desempenho obtido no primeiro turno, quando triunfou em seis partidas, empatou duas e perdeu uma, o clube alviverde igualará a pontuação obtida pelo Corinthians, levando vantagem no número total de vitórias (26 a 25).

O Palmeiras volta a entrar em campo nesta terça-feira, às 21h50 (de Brasília), quando mede forças com o Icasa, no estádio Romeirão. O time comandado por Gilson Kleina lidera a tabela de classificação, com 65 pontos, e tem 19 pontos de vantagem em relação ao Paraná, primeiro clube fora do grupo de equipes que subiriam para primeira divisão.