ROGÉRIO SANCHES / FÁTIMA NEWS | 14 de outubro de 2013 - 08:30 VICENTINA - PARABÉNS AOS PROFESSORES

Hélio Sato parabeniza e destaca importância do professor em Vicentina

O prefeito municipal da cidade de Vicentina, Hélio Toshitti Sato (PMDB) e Primeira Dama, Mariza

Prefeito Hélio Sato e 1ª Dama Mariza Sato (Foto: Rogério Sanches / Fátima News)

O prefeito municipal da cidade de Vicentina, Hélio Toshitti Sato (PMDB) e Primeira Dama, Mariza Sato, estão parabenizando a todos os professores do município de Vicentina, tanto das escolas estaduais quanto os professores das escolas do município de Vicentina.

Para Hélio Sato e Mariza Sato, os professores tem um brilhante trabalho na formação que começa desde ao pré-escolar até a faculdade “Queremos parabenizar a todos os professores de Vicentina e de todo o Brasil que nesta terça-feira (15), se comemora o Dia do Professor, uma data muito importante para todos nós, quem não se lembra da nossa primeira professora?. Que todos os professores comemorem seu dia nesta terça-feira e contem sempre com o apoio do Executivo Municipal de Vicentina para ajudar naquilo que estiver ao nosso alcance”, parabenizou Hélio e Mariza Sato.

DIA DO PROFESSOR

No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Pelo decreto, "todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras". Esse decreto falava de bastante coisa: descentralização do ensino, o salário dos professores, as matérias básicas que todos os alunos deveriam aprender e até como os professores deveriam ser contratados.

A ideia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima, caso tivesse sido cumprida. Mas foi somente em 1947, 120 anos após o referido decreto, que ocorreu a primeira comemoração de um dia efetivamente dedicado ao professor. (Com informações da Wikipédia).