Terra | 10 de outubro de 2013 - 10:03 amistoso da seleção

Adaptado à Inglaterra, Paulinho despista sobre atuar como lateral na Seleção

Contratado pelo Tottenham após a Copa das Confederações, o volante Paulinho chegou ao futebol europeu ao mesmo tempo em que Neymar desembarcava na Espanha para reforçar o Barcelona. Com um estilo de jogo versátil, o volante ganhou espaço no clube inglês com um futebol ofensivo, mostrando uma adaptação rápida à nova equipe.

“Estou procurando me adaptar o mais rápido possível”, explicou o jogador, apontando as diferenças entre o Brasil e a Inglaterra em seus primeiros meses no Campeonato Inglês. “Claro que eu vejo uma diferença pequena em termos de futebol. É um futebol com muita intensidade durante os 90 minutos – não que no Brasil não seja assim, mas às vezes no Brasil a gente segura (o jogo) um pouquinho. Estou vendo isso”, completou.

O meio-campista, porém, afirma que tem tentado conciliar as características que apresentava no Corinthians com o que tem mostrado a serviço do técnico André Villas-Boas. “Assim como jogava no Corinthians, estou apresentando normalmente o futebol no Tottenham”, assegurou.

No Tottenham, a versatilidade de Paulinho já foi posta à prova pelo treinador em outras posições – embora sempre escalado no meio de campo, o brasileiro já foi deslocado para a lateral direita no decorrer de partidas. Assim, caso tenha que atuar como lateral pela Seleção Brasileira nos amistosos contra Coreia do Sul (12 de outubro) ou Zâmbia (14 de outubro), não será pego de surpresa.

“O Villas-Boas já me usou (como lateral). Quando eu atuei na Lituânia e na Polônia, a maior parte dos campeonatos foi na lateral direita”, contou Paulinho, que não vê necessidade de improviso no setor após a lesão de Maicon, reserva de Daniel Alves na posição pela Seleção Brasileira. “Há grandes jogadores, bons atletas. O Maicon, com uma contusão, não pôde estar aqui conosco. Mas o Felipão tem varias opções.”