G1 / MS | 8 de outubro de 2013 - 09:57 mato grosso do sul

MS teve 795 motociclistas multados por conta de viseira aberta, diz Detran

Mato Grosso do Sul teve 795 motociclistas multados por conta de viseira levantada entre janeiro e agosto de 2013, de acordo com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MS). Reportagem do Bom Dia MS desta terça-feira (8) mostrou que uma nova resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite que os motociclistas levantem a viseira do capacete quando a moto estiver parada.

A permissão não vale quando a moto estiver em movimento. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, pilotar o veículo com a proteção levantada é infração gravíssima, gera multa de R$ 191 e sete pontos na carteira.

A tenente do Batalhão de Polícia Militar de Trânsito (BPTran) Jucilene Mattos explica que o equipamento deve respeitar algumas regras específicas.

“O capacete pode no estilo fumê, porém assim que se põe o sol, ou seja, na parte noturna, a viseira deve ser a cristal, ou seja, totalmente transparente. Óculos de proteção pode, porém os óculos de correção não substituem os óculos de proteção. Na falta da viseira, os óculos de proteção”, diz.