Mídia Max | 3 de outubro de 2013 - 17:05 pesquisa em ms

Delcídio lidera pesquisa para governador e venceria eleição no primeiro turno

O candidato ao governo de MS pelo PT, Delcídio Amaral vence a disputa contra o candidato do PMDB, Nelsinho Trad em todas as regiões do Estado. Isso é o que aponta a pesquisa de intenção de voto e opinião encomendada pelo Midiamax ao Ibrape (Instituto Brasileiro de Pesquisa de Opinião Pública).

Delcídio é o mais bem avaliado no cenário atual pelos eleitores sul-mato-grossenses e detém a preferência tanto na Capital como no interior do Estado.

A pesquisa foi realizada pelo Ibrape com 2.312 eleitores entre os dias 16 a 27/09/2013. A margem de erro é de 4% e o grau de confiança é de 95%.

Um dos cenários da pesquisa questionou a preferência dos eleitores entre Delcídio Amaral, Reinaldo Azambuja (PSDB) e Nelsinho Trad (PMDB) em oito regiões do Estado, entre elas Campo Grande. O resultado é que o petista lidera com folga a disputa contra os demais concorrentes.

As oito regiões do Estado pesquisadas são região Central (Campo Grande), região norte (Coxim, Rio Verde, Camapuã, Sonora, São Gabriel do Oeste e Pedro Gomes), grande Dourados (Dourados, Ponta Porã, Amambai, Maracajú, Fátima do Sul e Douradina), Conesul (Naviraí, Mundo Novo, Sete Quedas, Eldorado, Iguatemi e Itaquiraí), Vale do Ivinhema (Nova Andradina, Ivinhema, Batayporã, Anaurilândia, Taquarussu, Angélica), Bolsão (Três Lagoas, Paranaíba, Aparecida, Cassilândia, Brasilândia e Selvíria), Sudoeste (Jardim, Bela Vista, Porto Murtinho, Bonito e Nioaque) e Pantanal (Corumbá, Ladário, Albuquerque e assentamento).

Delcídio bate Nelsinho e Azambuja em Campo Grande e pelo interior de MS

Mesmo por região geográfica, o levantamento aponta que Delcídio leva a vaga que será aberta com a saída do governador André Puccinelli (PMDB) se a disputa for contra Nelsinho e Azambuja. Em todas as oito regiões o petista tem mais de 50% das intenções de voto, sendo que no Pantanal o índice de preferência do eleitorado supera a casa dos 80%.

Na Capital a disputa entre Delcídio, Nelsinho e Reinado, aponta vitória do petista que lidera isolado com 51 % das intenções de voto. De acordo com a pesquisa, Delcídio tem 31 pontos percentuais de vantagem em relação ao segundo colocado, Nelsinho Trad, que registrou 20%. Já Reinaldo Azambuja vem logo em seguida com 11% da preferência dos eleitores. O índice de brancos e nulos ficou em 8% e os que não sabem ou estão indecisos somam 10%.

Na região Norte o candidato do PT tem 55% das intenções de voto, contra 16% de Nelsinho e 8% de Azambuja. Brancos e Nulos 8% e indecisos 13%. Na região da Grande Dourados Delcídio aparece com 59% de preferência, seguido de 17% de Azambuja e 12% de Nelsinho. Brancos e Nulos somam 7% e indecisos 5%.

No Conesul Delcídio desponta com 57% das intenções de voto, Nelsinho 14% e Azambuja 11%. Brancos e nulos apontam 8% e indecisos 10% do eleitorado. Na região do Vale do Ivinhema o petista aparece com 55% das intenções de voto, enquanto Nelsinho tem 14% da preferência e Azambuja 4%. Brancos e nulos somam 7% e indecisos ficam em 20%.

Na região do Bolsão, Delcídio registra 54% das intenções de voto, seguidas de 16% para Nelsinho e 3% para Azambuja. Brancos e nulos registram 11% e indecisos 16%. No sudoeste do Estado, Delcídio aparece com 57%, contra 14% de Nelsinho e 12% de Azambuja. Brancos e nulos 5% e indecisos 16%.

Já no Pantanal as intenções de voto em favor de Delcídio disparam. Enquanto o petista registra 82% de preferência, Nelsinho aparece com 6% e Azambuja com 2%. Brancos e nulos somam 5% e indecisos também 5%.

Até o momento apenas o PT lançou Delcídio como candidato definitivo do partido. Já Nelsinho e Azambuja ainda vão passar pelo crivo das legendas e pelas convenções em 2014 para ter o nome oficializado para a disputa eleitoral de 2014. A chance de alianças entre os partidos também não está descartada pelas lideranças.