G1 | 1 de outubro de 2013 - 16:05 AGRICULTURA

Produtores de MS plantaram apenas 1% da área prevista de soja

Produtores de Mato Grosso do Sul já semearam cerca de 21 mil hectares de soja até o dia 27 de setembro, o que representa 1% dos 2,1 milhões de hectares que devem ser cultivados. A informação consta na Circular Técnica do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga), da Associação dos Produtores de Soja do Estado (Aprosoja-MS).

De acordo com o Siga, os municípios da região sul do estado apresentam o maior percentual de áreas plantadas. Em Amambai e Fátima do Sul, até o dia 27 de setembro, a área plantada correspondia a 5% do total que deve ser semeado.

Já na região centro-norte, 11 dos 12 municípios que concentram a produção de soja na região ainda não iniciaram o cultivo da oleaginosa neste ciclo. Em Costa Rica, alguns produtores já começaram a semear o grão e o índice é de 2% da área prevista.

O plantio da oleaginosa está lento devido à irregularidade de chuvas neste período. Os produtores aguardam melhores condições de umidade do solo para iniciar o plantio. Há previsão de um volume maior de chuvas a partir do dia 5 de outubro.

Ainda segundo a circular técnica, a área cultivada com soja no estado deve crescer 4,1%, passando dos 2,017 milhões de hectares plantados no ciclo 2012/2013, segundo dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), para 2,100 milhões de hectares.