G1 | 19 de setembro de 2013 - 17:48

No Brasil, tablets vendem 1,9 milhão no segundo trimestre; 95% é Android

A venda de tablets no Brasil atingiu a marca de 1,92 milhão de unidades entre abril e junho de 2013, o que representa um crescimento de 151% em relação ao mesmo período no ano passado. Entre os aparelhos comercializados nesses três meses, 95% tem sistema operacional Android. Os dados são da consultoria IDC Brasil.

A fatia de equipamentos de baixo custo, com preço de até R$500, representou a maioria das vendas no período de acordo com a IDC: 55% do total. O preço médio dos tablets caiu de 2012 para este ano: de R$968 para R$628.

"Apesar do domínio dos equipamentos mais baratos, vale a pena salientar que os fabricantes estão fazendo investimentos para melhorar a qualidade e evitar a frustração dos consumidores. Em médio prazo, isso deve levar a uma elevação no preço médio dos tablets", afirma Pedro Hagge, analista da IDC.

Segundo o estudo liberado pela IDC, os tablets ocuparam 35% do mercado de computadores no período e foram superados apenas pelos notebooks, que responderam por 38% das vendas. Os desktops, ou computadores de mesa, ficaram com 27%.

De acordo com Hagge, a expectativa de vendas de tablets no mercado brasileiro em 2013 foi revisada para cima – estima-se que serão 7,2 milhões de unidades, 120% a mais do que o registrado em 2012. No final do primeiro trimestre, a projeção era de 5,9 milhões de unidades neste ano.