Correio do Estado | 18 de setembro de 2013 - 07:53 semana do trânsito

Embriaguez leva a cassação de seis CNHs por dia em Mato Grosso do Sul

O crescimento de documentos cassados está relacionado a uma maior efetividade da fiscalização da Lei Seca

De janeiro a agosto deste ano, 1.500 motoristas de Campo Grande tiveram a carteira de habilitação cassada por dirigir sob o efeito de álcool, número três vezes maior que o registrado em todo o ano passado, segundo estatística apresentada ontem pelo Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) durante audiência pública na Assembleia Legislativa, que abriu a programação da Semana Nacional de Trânsito no Estado. Na prática, significa que seis condutores perdem a habilitação por dia em decorrência causa deste tipo de infração, ou média de 185 por mês. A reportagem está na edição de hoje (18) do jornal Correio do Estado.

O crescimento de documentos cassados está relacionado a uma maior efetividade da fiscalização da Lei Seca, mas também à tecnologia do sistema de dados do próprio departamento, agilizando o registro das ocorrências, antes feito de forma manual. Mesmo assim, é grande o caminho a ser percorrido na Capital sul-mato-grossense para abolir a infame prática de beber, dirigir e colocar a própria vida e a de terceiros em risco.

Somente no mês passado, 45% das mortes em acidentes de trânsito no município ocorreram por causa do consumo de álcool. Neste ano (até agosto), 70 pessoas morreram no trânsito da Capital, número ainda inferior ao do mesmo período de 2012, quando ocorreram 79 óbitos, conforme dados do Detran (as estatísticas também incluem as mortes ocorridas 30 dias após o acidente).