Mídia Max | 16 de setembro de 2013 - 13:49

Para fechar com tucanos, PT tem pesquisa mostrando que Delcídio perde com Puccinelli

Divulgação  

O senador Delcídio Amaral (PT) caminha a passos largos para fechar uma aliança com o deputado federal Reinaldo Azambuja (PSDB) na campanha pelo Governo do Estado e Senado Federal em 2014. Nesta semana as duas lideranças podem dar um passo definitivo para fechar o acordo, embora vivam declarando que ainda é cedo para fechar aliança.

O Midiamax apurou que na quarta-feira (18) o PT recebe uma pesquisa encomendada para avaliar a aprovação popular do senador com diversos aliados. É neste estudo que o partido vai se basear para provar ao diretório nacional que a aliança com o PMDB pode levar o senador Delcídio do Amaral a uma derrota acachapante no Estado. Embora os estudos ainda estejam em fase final, as lideranças já sabem que os números não são nada bons quando se trata de uma parceria entre PT e PMDB.

Procurado pela reportagem, o senador confirmou a pesquisa, mas não comentou o resultado final. Sobre alianças, ele explicou que está priorizando os partidos de centro-esquerda, mas também conversa com o PSDB e até com o PMDB. “Estamos conversando com todo mundo e fazendo avaliações, mas não chegou o momento de bater o martelo”, justificou.

Ao comentar a diferença na relação com o PSDB e com o PMDB, Delcídio fez questão de pontuar que tem um bom diálogo com o partido de Puccinelli porque sempre manteve uma relação de trabalhar pelo Estado. “Volto a dizer que meu ônibus está vazio, com espaço na janela, frente, fundo e em qualquer lugar”, brincou.

O PMDB tem como pré-candidato o ex-prefeito de Campo Grande, Nelsinho Trad (PMDB). Todavia, há quem aposte na aliança entre PMDB e PT, forçada pelo diretório nacional das duas siglas. Neste caso, caberá ao PMDB abrir mão da cabeça de chapa, ficando apenas com a vaga de senador, que neste caso ficaria com Puccinelli ou Simone Tebet (PMDB), já que Nelsinho só aceita se candidatar ao Governo do Estado.

PSDB também se movimenta

Nesta terça-feira (17) o deputado federal Reinaldo Azambuja também participa de reunião que pode ser definitiva para fechar aliança com o PT. Ele se reúne com o pré-candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, para falar sobre o futuro do partido no Estado.

Aécio e Delcídio se reuniram na semana retrasada e falaram da possibilidade de aliança entre as siglas no Estado. Segundo Delcídio, a conversa foi muito produtiva e Aécio exigiu em troca apenas um palanque no Estado. Neste caso, o palanque contaria com Reinaldo Azambuja, candidato ao Senado na chapa. Delcídio acredita que após a reunião com Azambuja, Aécio terá que levar a discussão ao diretório nacional do PSDB, que também precisa aprovar.

Divulgação