Correio do Estado | 12 de setembro de 2013 - 13:13

Detran suspende instrutores envolvidos em fraude a pode descredenciar autoescolas

O Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) emitiu uma nota no final da manhã de hoje (12) informando que suspenderá preventivamente os instrutores presos ontem (11) pela Corregedoria de Trânsito do órgão. São eles: Francisco Osmildo, da autoescola Globo Coronel Antonino e Roberto Oliveira de Souza, vinculado às autoescolas Speed de Campo Grande e Jaguar, de Jaraguari.

O Detran, por meio de sua assessoria de comunicação, explicou ainda que além da suspensão será instaurado um processo administrativo para investigar o caso para um possível descredenciamento dos instrutores e também das autoescolas.

Fraude
Na manhã de quarta-feira, os instrutores Francisco e Roberto, além de uma mulher de 41 anos, foram presos durante a segunda etapa do exame prático de carro, aplicado pelo Detran na Capital. Na ocasião, a “dublê” fazia a avaliação no lugar de uma candidata que já reprovou três vezes em outros testes.

Para se passar pela candidata, a mulher recebeu R$ 400 e usou documento falso de identificação.

De acordo com a polícia, um dos instrutores com suspeita de envolvimento teria recebido R$ 1,7 mil para fraudar o processo de habilitação.

De acordo com a delegada da Corregedoria do Detran, Aline Sinnott,outras autoescolas estão sendo monitoradas. A investigação começou há um ano e o esquema foi confirmado quando a mulher apresentou documento falso à banca de examinadores.

O caso continua sendo investigado por equipe da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Defraudações (Dedfaz). O titular da unidade, Valmir Moura Fé, disse que os presos foram indiciados por falsidade ideológica e, se comprovada conivência com o crime, os proprietários das autoescolas responderão por formação de quadrilha.