23 de julho de 2004 - 15:30

Salário mínimo pode ser reajustado em 8% no ano que vem

 

O ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Guido Mantega, fez hoje uma projeção para o reajuste do salário mínimo no ano que vem. Segundo ele, o percentual pode ficar entre 7,5% e 8%. Esse percentual leva em consideração o acordo que atrela o reajuste ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). Para chegar ao valor, o ministro considerou uma expansão econômica de 4% neste ano e a inflação entre 5% e 5,5%.

O percentual de reajuste do salário mínimo deve constar na Proposta Orçamentária para 2005 que deve ser enviada ao Congresso Nacional até o dia 31 de agosto deste ano. No último dia 13, o Congresso Nacional aprovou a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) para 2005. O relatório, de autoria do senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN) prevê que o salário mínimo do ano que vem terá um aumento real vinculado ao Produto Interno Bruto (PIB). O aumento do salário minímo gerou polêmica em junho.

A Câmara de Deputados rejeitou o substitutivo que previa o salário mínimo de R$ 275,00, conforme aprovado pelo Senado. O valor do mínimo ficou em R$260,00 - o valor defendido pelo Governo Lula.

 

Mídia Max