Lucimara Luca / Assessoria | 3 de setembro de 2013 - 13:50

Secretaria de Saúde promove semana do Aleitamento Materno em Fátima do Sul

Com intuito de estimular o aleitamento materno e incentivar o parto natural, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde elaborou uma programação especial para celebrar a Semana Mundial do Aleitamento Materno, que é comemorada entre os dias 01 a 07 de agosto em diversas instituições e cidades.

A Semana Mundial do Aleitamento Materno 2013 traz como tema “Apoio às mães que amamentam – Próximo, contínuo e oportuno”. O apoio as gestantes e puérperas é tão importante quanto amamentar seu bebê, sendo que é fundamental ter alguém que a escute.

De acordo com o cronograma da secretaria de Saúde, em Fátima do Sul a celebração será realizada entre os dias 02 a 06 de setembro em todas as Unidades de Saúde inclusive no Hospital da Sias.

Durante toda semana, os profissionais da saúde estarão orientando a população sobre a importância do aleitamento materno e do parto natural, além de promover uma interação entre gestantes e puérperas com a equipe multidisciplinar, preparando assim as futuras mamães ao sucesso do aleitamento materno exclusivo até os 06 meses de idade.

Conforme a programação em todas as Unidades de Saúde serão promovidas rodas de conversas e vídeos educativos. Na quarta-feira, 04 de setembro, haverá visitas das gestantes ao Hospital da SIAS, palestras, contato com equipe, orientações sobre parto vaginal, aleitamento materno, vídeos e entregas de lembranças sobre os 10 passos do aleitamento materno.

Na sexta-feira de manhã, 06 de setembro, será realizado um encontro com todos os profissionais da Saúde, no Centro de Convivência do Idoso com o objetivo de esclarecer as dúvidas sobre a Rede Cegonha e as Boas Práticas no Parto Humanizado. A tarde a programação é voltada para gestantes e puérperas de Fátima do Sul e Culturama, onde haverá palestras com equipe multiprofissional, apresentação de teatro, sorteio de brindes a cada intervalo das palestras, e no final sorteio de um carrinho para bebê e entrega das bolsas da Rede Cegonha pelos enfermeiros de cada unidade.

(Foto: Divulgação)

As palestras serão dinâmicas, descontraídas contará com a participação dos seguintes profissionais: psicólogos, médicos, enfermeiras, nutricionistas, dentistas, fisioterapeutas e profissionais de Educação Física.