19 de julho de 2004 - 17:08

Período de férias pode mudar para incentivar turismo

O Projeto de Lei 3700/04, do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), institui o conceito de férias partilhadas. Segundo a proposta, as férias de São Paulo deverão ser em período diferente do das férias dos outros estados.Na opinião do parlamentar, com as férias partilhadas de todo o Brasil diferentes do estado de São Paulo, que é o maior emissor turístico brasileiro, a demanda turistica terá maior equilíbrio."O gaúcho pode desfrutar das praias baianas sem a concorrência do turista paulista, que estará em sala de aula, tendo mais liberdade de escolha, preços melhores, praias mais vazias, restaurantes sem fila e uma melhor qualidade de intervalo turístico. Quando o gaúcho voltar para a sua terra então entra em cena o paulista, que desfrutará do mesmo benefício", ressalta Arnaldo Faria de Sá.
O projeto ainda prevê que as empresas terão que dar prioridade aos pais dos estudantes, para que o seu período de férias possa coincidir com os períodos escolares em cada estado. O projeto exclui dessa mudança, no entanto, o período natalino.

Novos incentivos
Faria de Sá diz que a sua intenção é incentivar o turismo. "Como criar mais de 450 mil empregos no Brasil, sem gastar um único centavo, e ainda melhorar a vida de todos os brasileiros?", questiona o autor, assinalando que a melhor alternativa é o turismo. Ele ressalta que no período de férias os meios de hospedagem são insuficientes para a demanda, provocando aumento dos preços.

Vantagens
O parlamentar argumenta que a mudança não acarretará nenhum gasto, já que basta ser feito um calendário, compatibilizando as férias em todos os estados, por meio do Ministério da Educação, em conjunto com o Ministério do Turismo, como também contar com a participação do Ministério do Trabalho e Emprego.
 
 
 
 
Agência Câmara