19 de julho de 2004 - 16:22

COB lança os Jogos Parapan-Americanos de 2007

 

O Comitê Organizador dos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 anunciou hoje a realização dos Jogos Parapan-Americanos no Rio de Janeiro, que acontecerão entre os dias 12 e 19 de agosto de 2007 – duas semanas depois das competições do Pan, marcadas para o período de 13 a 29 de julho. Esta será a primeira vez que o Parapan-Americano será realizado na mesma cidade e na mesma época do Pan-Americano, com igual estrutura organizacional e utilizando os mesmos equipamentos.

O lançamento dos Jogos Parapan-Americanos foi promovido pelo CO-Rio – do qual participam a Prefeitura do Rio e o COB (Comitê Olímpico Brasileiro), além de diversas entidades esportivas brasileiras – e realizado no Palácio da Cidade, com a presença do Prefeito do Rio, Cesar Maia, dos presidentes do COB, Carlos Nuzman, e do CPB (Comitê Paraolímpico Brasileiro), Vital Severino Neto, o secretário de Esportes de Alto Rendimento do Ministério dos Esportes, André Arantes, além do presidente do IPC Comitê Paraolímpico Internacional() na América, José Luiz Campo, e de vários atletas paraolímpicos.

Em seu discurso, o Prefeito destacou a realização dos Jogos Parapan-Americanos como um dos fatores importantes para a vitória do Rio na disputa para sediar o Pan-Americano de 2007, ao lado da concentração das competições na cidade-sede e a cobertura de mídia individualizada para cada país participante.

O projeto para o Parapan-Americano de 2007 foi apresentado pelo secretário-geral do Comitê Organizador dos Jogos, Carlos Roberto Osório. Serão instalados na Vila Pan-Americana 1.300 atletas e 700 membros de delegações de 31 países. Os atletas vão disputar 12 modalidades esportivas: atletismo, basquete com cadeira de rodas, bocha, futebol de 5 (cegos) e de 7 (paralisados cerebrais), goalball, judô, halterofilismo, natação, tênis de mesa, tênis em cadeira de rodas e voleibol.

Além do Estádio Olímpico João Havelange, que está sendo erguido pela Prefeitura do Rio, no Engenho de Dentro, e onde serão realizadas as cerimônias de abertura e encerramento do Parapan-Americano, serão utilizados o Riocentro e o complexo esportivo a ser construído no Autódromo de Jacarepaguá – cujo edital de licitação, segundo o Prefeito Cesar Maia, deve ser publicado ainda essa semana.


JB Online
iniciaCorpo("15;12;16;13;17;14;18;15");