Lucimara Luca / Assessoria | 17 de junho de 2013 - 14:15 fátima do sul - educação

Prefeitura de Fátima do Sul realiza I Conferência Municipal de Educação

Prefeitura realizou a I Conferência de Educação

Na tarde de sexta-feira (14) a Prefeitura de Fátima do Sul por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou a I Conferência de Educação, que aconteceu no anfiteatro da FAFS/UNIESP.

O evento contou com a presença do prefeito Júnior Vasconcelos (PSDB); vice-prefeito, Gilberto da Silva (PSDB); secretário de Educação, Prof. Enio Gonçalves; supervisora de gestão escolar, Josefa Lindaci; diretora da FAFS, Maria Sirley Alves Simon e a palestrante Profª. Marlene Elisabete Ribeiro Dias, além das autoridades locais.

Na abertura da Conferência as Escolas Senador Filinto Muller e Vila Brasil realizaram apresentações culturais. Em seguida o vice-prefeito, Gilberto da Silva agradeceu a presença de todos e salientou a importância da Conferência.

A supervisora de gestão escolar do município, Josefa Lindaci, explicou que durante o encontro serão eleitos os delegados, que participarão das Conferências estadual e federal. “A Conferência é um momento importante para discutirmos a qualidade da educação básica e do ensino superior. É necessária a participação de todos, porque vamos consolidar a elaboração do plano municipal de educação”, disse Josefa.

O secretário de Educação, Prof. Enio Gonçalves agradeceu a participação dos diretores das escolas e explicou a importância dos eixos tratados na Conferência. “O encontro é mais uma preparatória para as próximas Conferências e hoje vamos eleger 60 delegados, que irão participar da Conferência Intermunicipal, que acontecerá nos dias 24 e 25 de junho, em Dourados” revelou o secretário.

Vice-prefeito Gilberto da Silva durante a I Conferência Municipal de Educação em Fátima do Sul. (Foto: Rosana Silva).

A Conferência contou com a palestra magna da Profª. Marlene Elisabete Ribeiro Dias, com o tema “Os avanços da democratização das políticas educacionais”.

Em seguida os participantes foram divididos em grupos para discussão dos sete eixos da Conferência, com temas voltados para a educação mencionada pelo secretário de Educação: I O Plano Nacional de Educação e o Sistema Nacional de Educação: organização regulação; II Educação e diversidade: justiça social, inclusão e direitos humanos; III Educação, trabalho e desenvolvimento sustentável: cultura, ciência, tecnologia, saúde e meio ambiente; IV Qualidade da Educação: democratização do acesso permanência, avaliação, condições de participação e aprendizagem; V Gestão Democrática, Participação Popular e Controle Social; VI Valorização dos Profissionais da Educação: formação, renumeração, carreira e condições de trabalho e VII Financiamento da Educação: gestão, transparência e controle social dos recursos.

Após a discussão dos eixos, foram eleitos e apresentados os delegados que irão participar da Conferência Intermunicipal, em Dourados.

Segundo os participantes a Conferência foi de suma importância para a sociedade educacional, a qual visou à qualidade e melhoria do ensino e aprendizagem da educação básica e superior, nas esferas municipais, estadual e federal.

Outras Fotos