19 de julho de 2004 - 09:09

Educação de Deodápolis concorre ao Prêmio Qualidade

A secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, sob a direção da secretária Maria Joana da Silva Alencar, realizou no período de janeiro a junho de 2004, o projeto denominado – ‘A Construção do Número Pela Placa’. Este projeto foi realizado com crianças na faixa etária entre 04 a 05 anos e foi realizado no distrito de Porto Vilma.

Projeto para a Educação Infantil foi conduzido com muita propriedade através de um grupo formado pela secretária municipal de Educação, professora Maria Joana Alencar, Rosangela Spalanzani, diretora do departamento de Educação e Regiane dos Santos, professora do CEI (Centro de Educação Infantil).

O projeto ‘A Construção do Número Pela Criança’, visa desenvolver a construção do número através de brincadeiras que são realizadas no cotidiano. Além da participação dos estudantes, o referido projeto também foi contemplado com a participação da comunidade, além de pais e familiares dos envolvidos, bem como o corpo docente e discente do Centro de Educação Infantil ‘Cantinho dos Sonhos’ de Porto Vilma.

 

A Criança e o Desenvolvimento

 

A experiência foi desenvolvida com crianças oriundas de famílias economicamente carentes, onde as crianças exercem as brincadeiras mais comuns como forma de entretenimento para preencherem o tempo ócio. A professora Regiane dos Santos, formada em magistério e graduada em matemática afirma que, “percebi que durante as brincadeiras realizadas pelas crianças havia matemática implícita”, disse. Desta forma surgiu a grande idéia de realizar o projeto que, segundo Regiane, “visa à construção do número através de brincadeiras que acontecem no dia-a-dia”.

O trabalho realizado no CEI de Porto Vilma tem uma certa simetria com aquilo que pregoa o professor Luiz Roberto Dante, ou seja, a professora Regiane dos Santos explorou o conhecimento da criança em relação ao ambiente e verifica através de brincadeira os conhecimentos sobre contagem, números e outros dados, fazendo uma sondagem e diagnosticando os conhecimentos trazidos pelas próprias crianças. O professor e especialista em didática da matemática, afirma que “é comum a criança aprender a escrever e ler numerais antes de compreender e construir a idéia de número (quantidade)”, relata o especialista nesta disciplina.

Durante os 06 meses de durabilidade do projeto foram desenvolvidas atividades e brincadeiras que envolveram números e contagens tais como, amarelinha, boliche, música dramatizada, atividades mimeografadas, além de outras. A participação das crianças mostrou que o desenvolvimento da construção do número nas experiências do dia-a-dia é construído de maneira lenta, porém significativa. Na avaliação da professora Regiane, o desempenho do trabalho obteve bom êxito, “embora nem todas as crianças apresentam o mesmo desenvolvimento, em média, 80% alcançaram os objetivos esperados”, concluiu.

Este trabalho realizado através da secretaria municipal de Educação e Cultura de Deodápolis, visa também, concorrer ao Prêmio Qualidade na Educação Infantil, atribuído através do Ministério da Educação em parceria com a Fundação Orsa e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime).

 
Fátima News