Dourados News | 6 de dezembro de 2012 - 18:01

Assembléia transfere sessão para Três Lagoas na quarta na inauguração da Eldorado Brasil

A sessão da Assembléia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a ser realizada na próxima quarta-feira, dia 12, acontecerá durante a inauguração da fábrica da Eldorado Brasil, em Três Lagoas, considerada a maior fábrica de celulose do mundo. O deputado Eduardo Rocha, líder do PMDB, usou a tribuna para convidar os parlamentares para a inauguração da indústria e que decidiram transferir a sessão para o evento. Durante a sessão solene, o deputado vai entregar o título de cidadão sul-matogrossense ao diretor presidente da Eldorado Brasil Celulose, José Carlos Grubisich.

Eduardo Rocha disse que Eldorado proporcionou a criação de 9 mil empregos na fase da construção. Com investimento de R$ 6,2 bilhões e receita estimada de US$ 1 bilhão por ano, a maior fábrica de celulose em linha única do mundo, a Eldorado, será inaugurada na próxima quarta-feira (12/12), em Mato Grosso do Sul. Por conta do evento, a sessão da Assembleia Legislativa daquela data será transferida para Três Lagoas. Líder do PMDB na Assembleia Legislativa, o deputado Eduardo Rocha lembrou que a futura fábrica proporcionou a criação de 9 mil empregos durante a fase de construção. “A Eldorado vai incrementar em 0,6% o PIB [Produto Interno Bruto] nacional”, afirmou.Com o início das atividades, a indústria poderá responder por até 30 mil empregos diretos e indiretos.

Segundo Eduardo Rocha, a fábrica já adquiriu 400 vagões de trem para escoar a produção até o Porto de Santos, no Estado de São Paulo. A indústria terá capacidade para produzir 1,5 milhão de tonelada por ano de celulose branqueada. O destino da produção é a exportação para os mercados produtores de papel localizados na América do Sul, América do Norte, Europa e Ásia. Vice-líder do governo na Assembleia, Marcio Fernandes (PTdoB), em aparte, destacou que o investimento foi possível graças aos incentivos do Estado e aos empresários que ajudam a diversificar a economia de Mato Grosso do Sul. Situada no Km 231 da BR-158, a unidade industrial é beneficiada pela logística única de Três Lagoas para recebimento de matéria prima e escoamento da produção. O transporte é favorecido pela presença de rodovias, ferrovias e a hidrovia Tietê-Paraná.