30 de junho de 2004 - 13:02

Saddam pede para fazer perguntas em seu julgamento

O ex-ditador iraquiano Saddam Hussein, que comandou um regime brutal por décadas, disse "bom dia" e tentou fazer algumas perguntas quando os EUA o apresentaram à Justiça do Iraque hoje. "Saddam quis saber se poderia fazer algumas perguntas", afirmou Salem Chalabi, um advogado que atua no tribunal encarregado de julgar o ex-ditador. "Foi dito a ele que esperasse até amanhã para se manifestar", contou Chalabi, presente na sala onde Saddam e 11 membros do governo dele foram formalmente entregues à custódia das autoridades iraquianas.

Saddam, capturado em dezembro dentro de um esconderijo nas proximidades de Tikrit, cidade natal dele, parecia estar bem de saúde ao dirigir-se a um juiz iraquiano no primeiro passo de seu julgamento por crimes cometidos durante seus 35 anos de governo. Apesar da mudança de custódia, o ditador continuará sob a guarda das forças americanas.

Ao contrário de Saddam, muitas das ex-autoridades presentes na corte mostravam-se nervosas e agitadas, disse Chalabi, que recebeu várias ameaças de morte desde que aceitou reunir provas e preparar o tribunal para julgar o ex-ditador. Alguns dos ex-membros do governo do ditador mostraram-se hostis ao serem comunicados que seriam acusados formalmente na quinta-feira.

Ali Hassan Al-Majid, conhecido como "Ali Químico" por ter ordenado a realização de ataques com armas químicas, entre os quais um de 1988, no qual foram mortos cerca de 5 mil curdos iraquianos, parecia estar especialmente incomodado. "Ele parecia muito assustado. Ele estava tremendo", afirmou Chalabi.

Saddam, 67, é acusado de torturar e matar centenas de milhares de pessoas com a ajuda de membros do partido Baath. Ele assumiu o cargo de presidente em 1979, mas já era o homem forte do Iraque desde um golpe realizado em 1968. O ex-ditador também deve ser acusado formalmente amanhã, mas seu julgamento levará ainda meses para ser iniciado efetivamente.

 

Terra