16 de julho de 2004 - 13:40

Operação liberta 14 trabalhadores em regime de escravidão

 

Uma operação inédita coordenada pelo Gertraf (Grupo Móvel de Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego) está sendo realizada desde a manhã de segunda-feira, 12, envolvendo ainda seis órgãos federais no combate ao trabalho escravo e crimes ambientais na região conhecida como Terra do Meio, entre Altamira e São Félix do Xingú, no Pará.

Foram encontrados e libertados quatorze trabalhadores em regime de escravidão e vítimas de maus. Havia no grupo dois menores de 15 anos e três homens doentes, dois com malária e outro com fratura no nariz vítima de acidente de trabalho. Segundo denúncia da Comissão Pastoral da Terra (Núcleo Sul do Pará) existem na área outros sessenta trabalhadores que estão operando em seis frentes de trabalho na Floresta. A área já desmatada, de acordo como eng. Florestal André Luis Bier longhi, do Ibama de Brasília, chega a 3.405,00 ha, desses, 223,00 ha estão em área de preservação permanente, o que configura crime ambiental.

Um Búfalo da Força Aérea Brasileira (FAB), foi deslocado de Manaus para Marabá, e de lá, para São Félix do Xingú. A aeronave dá apoio logístico para 46 homens que fazem parte da equipe; outros quatro helicópteros com 18 homens da FAB estão vasculhando e localizando com a utilização de GPS as clareiras já derrubadas.

 

 

Mídia Max