16 de julho de 2004 - 09:07

Tanques resfriadores atendem Jateí

O CMDR (Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural) de Jateí, sob a presidência de Célio Aparecido Balasso, está adquirindo mais três tanques resfriadores de leite, visando atender à classe produtora do município. Segundo Balasso, esta aquisição provém da parceria com a Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar), referente à parcela de 2003. “O custo total dos três tanques é de R$ 38.100, valor a ser ressarcido pela parcela do programa, que ainda estará beneficiando na área de cursos de capacitação”, ressalta o presidente do CMDR, responsável pela coordenação das ações do Pronaf no município.
Os tanques têm a capacidade de dois mil litros/cada um e, em breve, serão instalados na zona rural do município. Dois tanques serão colocados na Associação dos Parceleiros, junto ao assentamento da Gleba Novas Esperança. O terceiro será instalado na Associação dos Pequenos Produtores Rurais, no distrito de Nova Esperança. Com isto, explica Célio Aparecido, os produtores rurais estarão assistidos com sete unidades resfriadoras, sendo quatro tanques no distrito e três na gleba, todos adquiridos através do Pronaf.
No município, a produção diária é em torno de sete mil litros de leite, que são coletados pela prefeitura, transportados até Glória de Dourados e, posteriormente, carregados até o laticínio Saga, no município de São Gabriel do Oeste.
CURSOS
Célio Balasso adianta também que, ainda com recursos do Pronaf, serão ministrados dois cursos de Homeopatia Bovina no município. Um curso será realizado na sede, junto ao Centro Social (aulas teóricas) e no Sítio-Escola (aulas práticas), e o outro no distrito de Nova Esperança, no prédio da escola municipal Jovelino Celestino dos Santos.
Os dois cursos serão ministrados pela terapeuta e professora de Estudos Sociais, Maria Joana D’Arc, de Naviraí, que também está cursando especialização em nutrição. Os cursos oferecem 30 vagas/cada e estarão desenvolvendo atividades como pomadas, carrapaticida, melhoramento da produção leiteira, animal em coma, desinfetação do úbere, gabarro – bactéria do casco, febre, diarréia, estresse, verrugas, umbigo dos bezerros, tratamento do chifre, entre outras. Cláudio Xavier.
 
 
Diário MS / Fátima News