16 de julho de 2004 - 07:35

Brasil está entre grandes poluidores mundiais

O Brasil está entre os dez maiores emissores de dióxido de carbono do planeta, um dos maiores responsáveis pela elevação da temperatura global. As queimadas cada mais freqüentes na Floresta Amazônica são o motivo do país constar no novo estudo realizado por cientistas da Universidade de Brasília, Universidade Estadual de São Paulo, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e Universidade de Washington.

De acordo com o jornal O Globo, a pesquisa revela que o país está situado entre grandes poluidores mundiais, como Estados Unidos, China, Rússia e Japão, entre outros. A conseqüência das queimadas na Amazônia é o lançamento anual de 0,2 bilhão de toneladas de carbono na atmosfera. Somando-se esse valor ao de CO2 emitido na queima de combustível fóssil, chega-se a um total de 0,55 bilhão de toneladas.

O governo brasileiro trabalha na conclusão do Inventário Brasileiro de Emissões de Gases do Efeito Estufa, mas não adianta seus números. Uma parte importante do documento é destinada a avaliar o impacto das queimadas na emissão de CO2.
 

 

Terra Redação