3 de janeiro de 2005 - 15:19

Murilo Zauith vai acompanhar eleições na Palestina

 

O deputado federal Murilo Zauith (PFL/MS), integrante da Liga Parlamentar Árabe-Brasileira, atuará como observador das eleições na Palestina, marcadas para o próximo domingo, dia 9. Murilo faz parte da comitiva de três parlamentares da Câmara dos Deputados que acompanhará o pleito.

A União Européia, o Canadá e os Estados Unidos também vão enviar observadores para garantir a segurança das eleições que vai escolher o sucessor de Yasser Arafat, falecido em novembro do ano passado e ocorre sob forte tensão. A União Européia já anunciou o envio de 260 observadores.

"A presença das delegações internacionais tem o objetivo de legitimar o processo eleitoral que vai contribuir para a construção da paz na região", explicou Murilo. Segundo o comitê que dirige as eleições, 10 candidatos concorrem ao posto de presidente da ANP (Autoridade Nacional Palestina).

Entre eles está o atual presidente interino da ANP, Mahmud Abas, único candidato do movimento Fatah, fundado por Yasser Arafat. Mahmud é considerado o favorito nas eleições. Aproximadamente de 71% dos palestinos estão qualificados para participar do pleito. Pouco mais de 1,3 milhão de pessoas já estão registradas para votar no próximo domingo.