3 de janeiro de 2005 - 07:51

BBB5 estréia dia 10 com novidades

O Big Brother Brasil continua a ser o mais bem-sucedido exemplar do gênero "reality-show" já testado no País. Prova disso é que, três meses antes da estréia da quinta edição, no dia 10 de janeiro, a Globo já havia vendido as quatro cotas de patrocínio, no valor de R$ 5 milhões cada.
 

Os números da audiência também não decepcionam. A média da última edição superou a das anteriores: 48 pontos no Ibope, com picos de até 54.

Mesmo assim, a emissora resolveu não arriscar. Entre as já previsíveis e tradicionais mudanças de natureza estética e operacional, como a decoração da casa e as provas de eliminação, a grande novidade do BBB5 é o valor do prêmio.

O "felizardo" que sobreviver às 11 semanas de clausura embolsa a vultosa quantia de R$ 1 milhão. "A maior novidade do BBB é sempre os moradores da casa. São eles que fazem a grande diferença de um programa para o outro", valoriza o diretor geral José Bonifácio de Oliveira, o Boninho.

A exemplo do que aconteceu no ano passado, quando lançou a revista Quero Ser Um Big Brother a R$ 2 por exemplar, a Globo inventou outro tipo de promoção: a telefônica.

Na quinta edição do BBB, houve inscrições através da campanha 31 Faz de Você um Big Brother, da Telemar. Ninguém na Globo, porém, se atreve a divulgar cifras de arrecadação ou números de inscritos. Talvez porque, na edição anterior, a Globo tenha contabilizado 70 mil candidatos, o mesmo número de inscritos do BBB3, exibido entre janeiro e abril de 2003, mas um número bem inferior ao registrado na primeira edição, de janeiro a abril de 2002, que chegou a 500 mil.

A maratona de 71 dias do BBB5 começa no próximo dia 10, quando os 12 candidatos ao prêmio de R$ 1 milhão, já devidamente selecionados, iniciam a temporada de três meses de "exílio voluntário".

Logo na estréia, a Globo seleciona, através de sorteio, os dois últimos integrantes do grupo. Se eles atenderem às exigências do regulamento, entram na disputa pelo prêmio já na quinta-feira, dia 13. Tudo, vale lembrar, sob o comando do jornalista Pedro Bial, que assume o posto de apresentador do BBB pela quinta vez consecutiva.

"Por mais que seja a quinta edição, para mim é como se fosse a primeira. Num formato desses, ao vivo, coisas acontecem, aconteceram e acontecerão sempre. E isso é o que mais me estimula no formato", garante.

Na quinta edição do BBB, a Globo retoma também o quadro Big Boss - Você é quem Manda. Através dele, o telespectador vai poder escolher, via telefone ou Internet, alguns detalhes da rotina dos participantes, como as festas temáticas ou as provas de resistência.

Já a casa propriamente dita, de 450 m2 de área construída num terreno de 1.200 m2, foi totalmente reformada pela cenógrafa Leila Moreira. Nela, 42 câmaras e 68 microfones vão entrar novamente em ação para gravar as 24 horas diárias de convivência do grupo, desde sussuros de alcova, como os trocados por Jeferson e Tarciane no BBB2, até raivosos bate-bocas, como o de Solange e Marcela no BBB4. "Aquela discussão foi uma baixaria terrível. Ninguém merecia aquilo. Nem elas...", lamenta Bial.

A exemplo de Bial, quem também se mantém firme e forte na quinta edição do BBB é a repórter Renata Capucci. Responsável pelos flashes do De Olho no Big Brother, ela continua a repercutir com o público de todo o Brasil o dia-a-dia dentro da casa.

"O mais legal é poder dar asas à imaginação do povo, que se sente à vontade para dar uma bronca, fazer uma gracinha qualquer, etc. A reação do público é sempre imprevisível", sublinha. De fato, no dia da finalíssima da primeira edição, Renata Capucci teve até de organizar fila na praça Saens Peña, na Zona Norte do Rio, onde os populares se aglomeraram para votar em quem seria o grande vencedor.

Entre um voto e outro, a repórter teve o seu dia de celebridade ao distribuir autógrafos e posar para fotos. "Esse reconhecimento, pode ter certeza, é melhor do que qualquer salário que você recebe no final do mês", exagera.

 

Terra Redação