30 de dezembro de 2004 - 14:19

Luxemburgo estréia em jogo adiado por bomba

Vanderlei Luxemburgo foi apresentado oficialmente como técnico do Real Madrid na tarde desta quinta-feira e já tem data marcada para estrear: 5 de janeiro, nos cinco minutos restantes da partida contra o Real Sociedad, interrompida no dia 12 de dezembro, no Estádio Santiago Bernabéu, devido a uma ameaça de bomba.

"Temos que nos preparar para jogar cinco minutos. É a primeira vez para mim e para quase todo mundo aqui encarar uma partida de cinco minutos", afirmou o treinador durante sua apresentação.

O técnico brasileiro adotou um discurso cauteloso sobre suas primeiras medidas como comandante do Real Madrid. "Não é justo que eu chegue aqui e diga o que deve ser feito. Primeiro tenho que falar com as pessoas do clube."

O campeão brasileiro de 2004 vai levar o auxiliar-técnico Marco Moura Teixeira, que trabalhou com o treinador na Seleção e é sobrinho do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, e o preparador físico Antônio Mello. Ele prometeu trabalhar muito para levar o time espanhol a uma reação, mas não quis falar em título. "É uma prazer muito grande, mas também uma grande responsabilidade, mas não me dá medo. Quatro fatores são fundamentais para que uma equipe funcione: disciplina, união, trabalho e profissionalismo."

Após a estréia de cinco minutos, Luxemburgo terá um grande desafio pela frente. O Real encara o rival Atlético de Madrid no dia 9, pela 18ª rodada do Campeonato Espanhol.

O vice-presidente do clube espanhol, Emilio Butragueño, disse que o brasileiro foi contratado porque toda a cúpula concordou que era o momento de haver uma grande mudança. "De todos os nomes que tínhamos, pensamos que Vanderlei é a melhor opção para sair dessa situação, pois estamos convencidos que é necessária uma grande mudança. Quando Sacchi chegou (novo diretor) avisamos que começava uma nova época."

Terra Redação