30 de dezembro de 2004 - 13:14

Mortos na Ásia sobem para mais de 120 mil

O número de mortos nos países atingidos pelo tsunami na Ásia aumentou para 120 mil pessoas. Fontes do ministério da Saúde da Indonésia informaram hoje que cerca de 80 mil pessoas morreram na província de Aceh, no norte, aumentando em 28 mil o número anterior.

Os novos números serão anunciados oficialmente em breve. A costa da província de Aceh, que já vivia um prolongado conflito, foi o epicentro do grande terremoto de domingo. O local foi afetado por ondas gigantescas que chegaram até a África, matando milhares também na Índia, na Tailândia e em outras localidades.

Na mesquita Baiturrahman, a principal de Banda Aceh, quase mil corpos foram colocados no local. O cheiro da decomposição dos cadáveres é forte e, num mercado próximo, outros corpos aguardam para serem identificados.

Milhões de pessoas nas costas do Oceano Índico lutam por alimentos e água potável à medida que doenças, fome e pânico ameaçam os sobreviventes do maior desastre natural desde que um ciclone em Bangladesh causou a morte de 138 mil pessoas em 1991.

 

Terra Redação