15 de julho de 2004 - 15:13

Corpo decapitado é encontrado em Bagdá

Um corpo sem cabeça aparentemente de um ocidental foi encontrado às margens do rio Tigre em Beiji, cerca de 200 quilômetros ao norte de Bagdá. A informação foi divulgada hoje pelo canal de televisão Al-Arabiya.

O corpo sem cabeça foi encontrado hoje por policiais e entregue as forças norte-americanas. A identificação ainda não foi feita. Acredita-se que o corpo seja de um dos búlgaros seqüestrados por uma célula do grupo terrorista Monoteísmo e Jihad porque ele estava trajado com um macacão laranja, vestimenta utilizada por outros reféns estrangeiros no momento da execução. Não se sabe, no entanto, se o cadáver é do búlgaro assassinado há alguns dias ou do outro, ameaçado de ser executado até a noite de ontem e do qual não se tem novas informações.

 

Terra Redação

Um diplomata da embaixada búlgara em Bagdá disse estar ciente de que um corpo foi descoberto. A ausência da cabeça, de onde são retiradas amostras para exames de identificação, prejudica os trabalhos, disse ele. Em Sófia, o ministro das Relações Exteriores da Bulgária, Solomon Passy, disse que o governo pediu uma investigação imediata para identificar o corpo.

No dia 27 de junho, os motoristas de caminhão búlgaros Georgi Lazov, de 30 anos, e Ivailo Kepov, de 32, desapareceram quanto transportavam carros para a cidade de Mosul. Na cidade passada, seqüestradores ligados ao grupo do militante Abu Musab Al-Zarqawi, aliado da Al-Qaeda, disseram ter capturado os dois e ameaçavam matá-los caso as forças comandadas pelos EUA não libertassem prisioneiros iraquianos. Esta semana, a rede de televisão Al-Jazira disse que recebeu uma fita mostrando a decapitação de um dos búlgaros.