29 de dezembro de 2004 - 11:01

Servidores da Funasa e índios fecham a MS-156 pela 3ª vez

Pelo terceiro dia consecutivo, os servidores da Funasa (Fundação Nacional de Saúde), apoiados por lideranças indígenas, fecharam agora há pouco trecho da MS-156 que liga Dourados a Itaporã para protestar contra a falta de estrutura do setor de saúde indígena e o não pagamentos dos salários dos meses de novembro, dezembro e o 13º.

O auxiliar de enfermagem Agnaldo Lemes, servidor da Funasa, disse que a categoria não conseguiu até agora informações junto ao Departamento de Saúde Indígena, em Brasília (DF), a respeito da Medida Provisória votada ontem.

Eles esperam que no orçamento de R$ 300 milhões, destinados ao Ministério da Saúde esteja incluída a verba suplementar para atender à comunidade indígena. Agnaldo conta que os servidores estão tentando contato com o Departamento, onde os telefones não estão sendo atendidos.

O índio terena Celso Mamede enfatiza que com o orçamento achatado da Funasa, insuficiente para atender à demanda, o segmento mais prejudicado são as crianças que vêm sucumbindo à desnutrição, parcialmente foi vencida através de programas realizados nas aldeias de Dourados.

"O Conselho de Mato Grosso do Sul vinha avisando, desde maio deste ano, que faltaria verba. Eles diziam que estava tudo sob controle e acabaram deixando a maioria sem os salários de dois meses e o 13º. Este caso é perdido. Não acredito que vamos ser pagos este ano", desabafa Agnaldo. As informações são do site Dourados Agora.