28 de dezembro de 2004 - 10:57

Projeto de escola sobre voluntariado é finalista na Febrace

As iniciativas voltadas à maior participação e interação dos alunos do ensino médio das escolas estaduais estarão representadas por dois projetos na 3ª Feira Brasileira de Ciência e Tecnologia (Febrace), promovida pela Estação Ciência, da Universidade de São Paulo (USP).

Além do “Erva-mate tereré”, desenvolvido na escola estadual José Barbosa Rodrigues, o projeto “Cidadania: uma ação”, da escola estadual Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, também foi um dos 200 finalistas para a exposição, que será realizada de 8 a 12 de março de 2005, na USP.

Cidadania: uma ação é resultado de um trabalho que vem sendo desenvolvido há três anos na Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa, através da disciplina de Ciências Sociais, ministrada pela professora Madalena Greco. Este ano, 68 alunos do 1º ano do ensino médio estiveram envolvidos em atividades em torno da prática do voluntariado.

Depois de uma série de aulas sobre metodologia científica e conhecimentos teóricos sobre voluntariado, os estudantes foram divididos em grupos e passaram a trabalhar diretamente em algumas instituições, como Associação Pestalozzi, Hospital São Julião, Pastoral da Criança, Associação dos Amigos de Crianças com Câncer, Ceada (Centro Estadual de Atendimento ao deficiente da Audiocomunicação), além de doação de sangue.

“Eles também divulgavam o trabalho dessas entidades, trabalhando como agentes mesmo”, explica a professora responsável pelo projeto, Madalena Greco. Para que fosse permitida a participação ativa dos alunos, ela encaminhou vários ofícios à direção das entidades.

Como o projeto está integrado à disciplina de Ciências Sociais, os alunos são avaliados, com relatórios periódicos. “O adolescente é muito capaz. Eu gosto muito de trabalhar com essa faixa etária porque quando a gente lança um desafio aos alunos adolescentes, eles vão atrás”, observa Madalena.

Para selecionar os alunos que irão participar da Febrace, a educadora fez um sorteio entre os líderes dos grupos, sendo premiados Alexandre Tiziane, Josiane Ferreira da Silva e Andréia Gomes de Souza. Em 2002, os temas trabalhados nos anos anteriores na disciplina foram: “O que é ser cidadão” (2002) e “Solidariedade” (2003). “Acredito que não basta falarmos de cidadania, se não ensinarmos e incentivarmos a ser cidadão e mostrar isso na prática”, aponta Madalena.

A escolas estaduais José Barbosa Rodrigues e Maria Eliza Bocayuva Corrêa da Costa ficam, respectivamente, nos bairros Universitário e Cruzeiro, em Campo Grande.
 
 
APn